Valdo Hermes De Lima Barcelos

Descrição:

Prof. TITULAR da UFSM. Pós-Doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira. Dr. educação (UFSC, 2001), Mestre Educação (UFSM, 1996). Pesq. Produtividade-1-CNPq. Teve a Tese publicada pela EDITORA PIAGET do Instituto PIAGET-Portugal. Orientador de Mestrado e Doutorado-PPGE-UFSM-Membro Efetivo da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências ocupando a Cadeira 102 - Patrono PAULO FREIRE - Membro da Academia Santamariense de Letras(ASL). Ocupando a Cadeira n. 26 Patrono Escritor Cyro Martins. Membro Efetivo e fundador da ACADEMIA DE LETRAS DA REGIÃO CENTRAL DO RS - ALERC-RS. Ocupando a Cadeira n.21, Patrono escritor Adelmo Simas Genro. Recebeu a Comenda Personalidade Literária 2017 - Pela Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências. Menção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Sta Maria-RS. Coord. Projeto de Intercâmbio UFSM-COIMBRA. Prof. Visitante Univ. COIMBRA-Portugal. Prof/Pesq. visitante no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA. Em 2006 participou como Prof. Conferencista convidado no Instituto PIAGET-(Portugal). Consultor do Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para el Desarrollo (CYTED-OEA, CEPAL, BID-UNESCO-Educação e Intercultura);Consultor do INPA, MMA, MEC, CNPq, CAPES; Avaliador INEP-RBEP;Assessoria Form. de Prof. em EA e EJA; Consultor Ad Hoc de revistas nac. e estrangeiras; GT de E. A. da ANPEd. Escritor, gêneros: Crônica, Poesia e Conto. Líder Grupo Pesq-CNPq- KITANDA: Educação e Intercultura-UFSM-Pesq. do Núcleo MOVER: Educação Intercultural e Movimentos Sociais-UFSC. Ecologista-pacifista.Membro RAU-Brasil - Anistia Internacional. LIVROS: Educação e Intercultura - descolonização de saberes (EDUNISC-2015); Avaliação na Educação de Jovens e Adultos - uma proposta solidária e Cooperativa (VOZES, 2014); Uma Educação nos Trópicos - contribuições da Antropofagia Cultural Brasileira. (VOZES, 20013);Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos 6a Edição, VOZES, 2014);. Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos (5a. Edição, VOZES, 2012); Educação de Jovens e Adultos - currículo e práticas pedagógicas (3a. Edição-VOZES, 2012); EcEducação Ambiental - sobre princípios, metodologias e atitudes; Humberto Maturana...amar verbo educativo. (EDUNISC, 2012); OCTÁVIO PAZ - da Ecologia Global à Educação Ambiental na Escola(Editora PIAGET, 2009); Educação Ambiental - sobre princípios, metodologias e atitudes (3a.Edição, VOZES, 2010); Educação de Jovens e Adultos - currículo e práticas pedagógicas (VOZES, 2010 2a. Ed.); Educação de Jovens e Adultos - currículo e práticas pedagógicas (VOZES, 2010, 1a. Edição));Educação ambiental e Cidadania - Cenários Brasileiros (EDUNISC, 2a. Ed. 2010); Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos, 4a. Ed. (VOZES-2009); TECENDO - Educação Ambiental na Arena Cultural (DPA, 2010); Educação Humanizadora e os Desafios da Diversidade (EDUNISC,2009). Gangorra Mágica - a imaginaçao é a prova real da critaividade (AGE-2009). Educação Ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes (VOZES, 2009 2A. Ed.); Educação Ambiental e Complexidade - entre pensamentos e ações (EDUNISC, 2008); De Olhos (bem ) Fechados(AGE-2008). Educação Ambiental e Cidadania - Cenários brasileiros (EDUNISC- 2a. Ed. 2007)Império do Terror - um olhar ecologista (SULINA,2005)Ponte Pênsil (AGE, 2007); Formação de Professores(as) para a educação de jovens e adultos (VOZES, 2006); Educação de Jovens e de Adultos - saberes e fazeres (EDUNISC, 2007); Invisível Cotidiano memórias, educação e cultura da PAZ(PoA, AGE, 2006); - .; Tendências da Educação Ambiental Brasileira (EDUNISC-1998, 2. Ed. 2007). ANTOLOGIAS POÉTICAS. 45 Cap. de livros. PRODUÇÃO CULTURAL Kitanda Matando o Tempo (Instalação, 2006); Trocando Imagens-Espelhos da Alma (Instalação, 2006). Colunista Jornal Diário de Santa Maria. Debatedor Programa Sala de Debates Rádio CDN e TV Diário. Cadernos de Cultura. http://lattes.cnpq.br/744776089646

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 01/04/2024 12:04

Nome em citações:

BARCELOS, V. H. L.

Email:

Não informado