Lorena Inês Peterini Marquezan
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1985) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Exerci o cargo de chefe do Departamento de Fundamentos da Educação por 20 anos, uma gestão participativa, democrática, presidindo o Colegiado Departamental, participando do CEPE, CONSUN, sempre respeitando os princípios da transparência, da publicidade, da ética, do bom senso,dos dispositivos legais e dos Direitos Humanos. Tenho experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, educação, Gestão Educacional, gestão democrática, Ensino Fundamental, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, paradigma da complexidade, produção do conhecimento, Educação à Distância, afetividade, motivação, auto estima, Educação de Jovens e Adultos, narrativas autobiográficas, memoriais acadêmicos, Educação para a Paz, Direitos Humanos, educação e infância, produção do conhecimento articulando a Escola Básica e o Ensino Superior, entre outros temas.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 05/03/2024 12:03
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
MARQUEZAN, L. I. P.
Email:
Não informado
Especialidades:
- TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO PERMANENTE
- PSICOLOGIA EDUCACIONAL
- EDUCAÇÃO
- FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO ESPECIAL
- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
- ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
- EDUCAÇÃO RURAL
- AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR
- PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMÓRIA E MOTIVAÇÃO
- POLÍTICAS PÚBLICAS
- PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
- ENSINO-APRENDIZAGEM
- EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS
- EDUCAÇÃO DE ADULTOS
- AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
- ARTES PLÁSTICAS
- ANÁLISE NUTRICIONAL DE POPULAÇÃO
Palavras-chave:
- INTELIGENCIAS MULTIPLAS
- EDUCACAO A DISTANCIA
- CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO
- VYGOTSKY
- VIVENCIAS LUDICAS
- VIOLENCIA
- VALORES
- UTOPIA
- URBANO E RURAL
- UFSM E UNAM
- TRANSFORMACOES DO CONHECIMENTO
- TRANSDISCIPLINARIDADE
- TRANSDISCIPLINAR
- TRAJETORIA
- TRABALHO
- TEORIAS EDUCACIONAIS
- TEORIA DE PIAGET
- TECNOLOGIAS
- TECNOLOGIA
- TEATRO
- SUSTENTABILIDADE
- SUPERVISAO ESCOLAR
- SUJEITO CONTEMPORANEO
- SONHOS
- SOCIOLOGICO ECONOMICO
- SOCIO-CULTURAL
- SOCIEDADE POS-MODERNA
- SINDROME DE DOWN
- SIGNIFICADO
- SEXUALIDADE
- SERIES INICIAIS
- SENTIMENTOS
- SENTIDO DE VIDA
- SENTIDO DA VIDA
- SABERES E FAZERES
- SABERES DOCENTES
- REUVEN FEVERSTEIN
- RESSIGNIFICAR - EDUCACAO INFANTIL - PROPOSTA PEDAG
- RESSIGNIFICACOES
- RESILIENCIA