Adriana Moreira Da Rocha Veiga

Descrição:

Licenciada em Pedagogia (1985) e Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, Santa Maria, RS (1992). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria, RS (1995). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, em Campinas, SP (2000). Professora Associada [4] na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação (Psicologia da Educação), Centro de Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na Linha de Pesquisa 1, Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando na Linha de Pesquisa 2, Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Em sua trajetória profissional desenvolveu competência e habilidades de: elaboração de projeto político-pedagógico de unidade escolar e de cursos de graduação e pós-graduação; criação, planejamento e implantação de projetos institucionais, de instituição de educação superior, de cursos de graduação e pós-graduação; construção de redes de formação presenciais e virtuais; docência na educação básica e educação superior. Participa ativamente na liderança dos grupos de pesquisa: GPKosmos Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação; GEU/UFSM - Grupo de Estudos sobre Universidades, ligado à Rede GEU UFRGS; GEPEPp - Grupo de Estudos e Práticas em Educação e Psicopedagogia; Rede Bio: Investigação-formação bioecológica. Prioriza as seguintes temáticas de pesquisa: aprendizagens na era digital; aprendizagem na/da docência digital; ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, presenciais e combinados (híbridos); tecnologias educacionais; Blended Learning; metodologias ativas; formação e prática docente; artesanias pedagógicas; estudos bioecológicos em contextos de educação infantil e anos iniciais do fundamental; ambiência (bioecológica; institucional, docente, discente, formativa, digital); resiliência (docente, discente, digital); redes de formação; desenvolvimento profissional docente; pedagogias universitárias e inovação; gestão educacional e inovação. Educação antirracista. Educação em estabelecimentos totais (prisionais).

Lattes:

Data da última alteração no lattes: 28/02/2024 12:02

Nome em citações:

MACIEL, A. M. R.

Email:

Não informado