João Francisco Lopes De Lima
Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2009), com Pós-Doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto/Portugal (2018/2019). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2002). Especialização em Administração Escolar na Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Supervisão Educacional na Faculdade Porto Alegrense (FAPA). Licenciado em em Estudos Sociais (UNISINOS), em História (UNISC) e em Pedagogia (UNICESUMAR). Professor no Departamento de Fundamentos da Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Filosofia, ambos na Universidade Federal do Acre (UFAC). Integra o grupo gestor da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed). Desenvolve estudos na área de Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso Pedagógico, Processos Formativos, Pedagogia, Gestão Educacional.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 26/09/2024 12:09
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
LIMA, J. F. L.
Email:
Especialidades:
Palavras-chave:
- CIENCIA DA EDUCACAO
- VIOLENCIA ESCOLAR
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
- TRABALHO PEDAGOGICO
- TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
- SUJEITO
- SUBJETIVIDADE
- SOCIEDADE PESTALOZZI
- SISTEMAS ESCOLARES
- SIGNIFICACAO
- SAVIANI
- RUDOLF STEINER
- REVOLUCAO TECNOLOGICA
- RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
- RAZAO COMUNICATIVA
- RACIONALIDADE
- PROJETO PEDAGOGICO
- PRATICAS PEDAGOGICAS
- PRATICA PEDAGOGICA
- PRAGMATISMO
- POSITIVISMO
- POS-MODERNO
- POS-MODERNIDADE
- POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
- POLITICAS PUBLICAS DE GOVERNO
- POLITICAS PUBLICAS DE ESTADO
- POLITICAS MERCADOLOGICAS
- POLITICAS EDUCACIONAIS
- POLITICAS COMPENSATORIAS
- POLITICA EDUCACIONAL
- PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
- PESTALOZZI
- PESQUISA QUALITATIVA
- PENSAMENTO PEDAGOGICO
- PEDAGOGIAS CONTRA-HEGEMONICA
- PEDAGOGIA WALDORF
- PEDAGOGIA SOCIAL
- PEDAGOGIA HISTORICO-CRITICA
- PEDAGOGIA HISTORICO CRITICA
- PEDAGOGIA CIENTIFICA
Coautores:
Não informado