Ana Carla Hollweg Powaczuk
Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Especialista em Gestão Educacional (2005), Mestre (2008) e Doutora(2012) em Educação pelo Programa de Pós -Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Pós doutorado, vinculado a linha de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional de professores. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Experiência na Educação Básica, ênfase nos Anos Iniciais. No ensino superior tem sua atuação direcionada às práticas de leitura e de escrita nos Anos Iniciais e Educação infantil, orientação de estágios, didática e as práticas de ensino. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no Curso de Formação de professores para Educação profissional e tecnológica. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e do Programa de Pós- Graduação em Educação, na linha de pesquisa 1- Docência, Saberes e desenvolvimento profissional. Parecerista ad hoc da Revista Revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Educação para a Integração (Nepi) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e da Revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora desde 2002 do grupo GPFOPE: Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior da Universidade Federal de Santa Maria, incorporado, a partir de 2014, ao Núcleo Disciplinário Educación para la Integración (NEPI) Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) Programa de Políticas Educativas. Coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior- CNPq, 2015 - que trabalha com as temáticas relativas à gestão pedagógica e a docência, desenvolvendo pesquisas sobre à iniciação à docência, inovações pedagógicas, aprendizagem da docência em diferentes níveis de ensino e suas práticas e cultura escrita na escola, desdobrando-se em duas linhas de pesquisa: Formação docente na educação básica e superior; Gestão pedagógica e contextos educativos no ensino básico e superior.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 30/06/2024 12:06
Nome em citações:
POWACZUK, ANA CARLA HOLWEG
Email:
Não informado
Palavras-chave:
- PRATICAS EDUCATIVAS
- POLITICAS PUBLICAS
- GESTAO EM REDE
- GESTAO EDUCACIONAL
- ENSINO DA COMPREENSAO LEITORA
- EDUCACAO INFANTIL
- ALTERNANCIA PEDAGOGICA
- VULNERABILIDADE SOCIAL
- VULNERABILIDADE DOCENTE
- VISIBILIDADE DAS INFANCIAS
- TRANSICAO NA ESCOLA
- TRAJETORIAS FORMATIVAS
- TRABALHO PEDAGOGICO
- TRABALHO ESCOLAR
- TRABALHO DOCENTE
- TERRITORIOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL
- TEORIA SOCIO-HISTORICO CULTURAL.
- TEMPOS POS PANDEMICOS
- TEMPOS PANDEMICOS
- TEACHING EDUCATION
- TEACHING
- SOCIEDADE
- SABERES PEDAGOGICOS
- SABERES DOCENTES
- RESILIENCIA DOCENTE
- REPROVACAO
- QUALIDADE
- PROPOSTAS DIDATICO-PEDAGOGICAS
- PROJETOS INTEGRADORES
- PROJETOS COLABORATIVOS
- PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
- PROJETO PEDAGOGICO
- PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUACAO
- PROGRAMA DE GOVERNO
- PROFESSORES FORMADORES
- PROFESSORALIDADE UNIVERSITARIA
- PROFESSORALIDADE ALFABETIZADORA
- PROFESSORALIDADE
- PROFESSOR SURDO
- PROFESSOR SUBSTITUTO