Neosane Schlemmer
Licenciada em Letras Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Maria (2020). Mestra em Letras, com Ênfase em Estudos Linguísticos pela Uniersidade Federal de Santa Maria (2022) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Santa Maria, com orientação da Profa. Dra. Taís da Silva Martins. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participante do projeto de pesquisa "História do Conhecimento Linguístico: sujeito, arquivo e memória" (GAP/CAL 061494) e do Programa de Formação Permanente de Jovens Pesquisadores: Laboratório CORPUS Fase IV, sob coordenação e orientação da Profa. Dra. Taís da Silva Martins e da Profa. Dra. Verli Petri. Possui interesse em pesquisa na área de Letras e Linguística, com ênfase em ensino de Língua Espanhola e Análise de Discurso (AD), de matriz francesa. Além disso, desenvolve estudos na área da AD, principalmente em relação a temática da ressignificação de discursos, funcionamento discursivo da voz e produção de sentidos de discursos em circulação nas redes. Sua dissertação de Mestrado obteve destaque pela importante contribuição teórica e analítica no campo dos estudos discursivos, sendo recomendada sua publicação. É Proficiente em Língua Espanhola (Certificação de Espanhol de validade internacional: CELU, Certificado de Espanhol: Língua e Uso). Tem formação no Curso Normal de Nível Médio (Magistério), pelo Colégio L'Hermitage Cristo Rei. Possui habilitação para trabalhar em Educação Infantil e Séries Iniciais, com Ênfase em Educação Especial.
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 17/11/2025 12:11
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
SCHLEMMER, N.
Email:
Não informado
Palavras-chave:
- VOZ
- VERSOES
- UNIVERSITARIA
- SUJEITO
- SABERES ACADEMICOS
- RESSIGNIFICACAO DE DISCURSOS
- RESSIGNIFICACAO
- REESCRITA
- PRODUCAO DE SENTIDOS
- PRODUCAO DE DISCURSO
- POLITICAS LINGUISTICAS
- POLITICAMENTE (IN)CORRETO;
- POLITICAMENTE (IN)CORRETO
- POLITICA
- PESQUISA
- PERFIL DOCENTE
- PEDAGOGIA
- ORALIDADE
- MOVIMENTOS DA DOCENCIA
- MEMORIA DISCURSIVA
- MEMORIA
- LIVRO DIDATICO
- LITERATURA
- LINGUISTICA
- LINGUAS ESTRANGEIRAS
- LINGUA PORTUGUESA
- LINGUA ESPANHOLA
- LINGUA
- LETRAS
- IMAGINARIO
- IDIOMA NACIONAL
- HISTORIA DAS IDEIAS LINGUISTICAS
- HISTORIA
- HEGEMONIA
- GUIA DE LITERACIA FAMILIAR
- FUNCIONAMENTO DISCURSIVO
- FORMACAO DOCENTE
- FORMACAO DE PESQUISADORES
- EXTENSAO
- ESPANHOL
Coautores:
- SILVIA MARIA DE AGUIAR ISAIA
- PATRICIA DE OLIVEIRA ROVEDA
- TAIS DA SILVA MARTINS
- FRANCIELE PEDROSO SALDANHA
- LUISIANA PETRY RIGÃO
- VITORIA SILVA TORMES
- THAISE GRIGOLO
- LUANA ROSALIE STAHL
- LUCIANA FERRARI MONTEMEZZO
- ISABELE CORRÊA VASCONCELOS FONTES PEREIRA
- ELIANA ROSA STURZA
- CAMILLA MACHADO CRUZ
- MIRIAN HAUBOLD BARBOSA
- MARCIELE TASCHETTO DA SILVA
- HEDIONEIA MARIA FOLETTO PIVETTA
- GREICE SCREMIN
- DORIS PIRES VARGAS BOLZAN
- DENIZE DA SILVEIRA FOLETTO
- DANIELA TONÚS
- CLAUDIA TEREZINHA QUADROS
- AMARA BATISTEL
- ADRIANA MOREIRA DA ROCHA VEIGA