Vanessa Corso Bressan
Graduada em Artes Cênicas (2019) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com período de intercâmbio acadêmico realizado junto a Universidade do Minho - PT (2018). Mestre em Artes Cênicas (2023) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Substituta do Departamento de Artes Cênicas, Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordena o projeto DECOTE: práticas decoloniais de teatro em extensão (UFSM). Pesquisa a sensorialidade na concepção de dispositivos artísticos contemporâneos que articulam tecnologias digitais, processos de criação colaborativos e performance. É colaboradora do Coletivo Íris, de Porto Alegre. Em 2023 e 2024 realizou formações com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre. Participou do Laboratório de Criação (LACRI/CNPq) entre 2019 e 2022; integrou o grupo de pesquisa Teatro Flexível: Práticas cênicas e acessibilidade (UFSM/CNPq) em 2016, 2017, 2019 e 2021..
Unidade:
Departamento:
Lattes:
Data da última alteração no lattes: 05/10/2025 12:10
Scopus:
Não informado
Nome em citações:
BRESSAN, V. C.
Email:
Não informado
Especialidades:
Não informado
Palavras-chave:
- TERROR
- TEATRO PERFORMATIVO
- TEATRO EPICO
- TEATRO E COMUNIDADE
- TEATRO
- TEATRALIDADE
- SEXO/GENERO
- SENSORIALIDADE
- RODA VIVA
- RITMO
- RELACOES ETNICO-RACIAIS;
- REALIDADE VIRTUAL
- REALIDADE MISTA
- REAL
- RAIVA FEMININA
- PRODUCAO
- PROCESSOS DE CRIACAO
- PROCESSO COLABORATIVO
- PROCEDIMENTOS CRIATIVOS
- PRATICAS DECOLONIAIS
- PRATICAS CENICAS
- PORTA ABERTA
- PESSOA COM DEFICIENCIA
- PARTITURA CENICA
- ORGANICIDADE
- OFICINA DE TEATRO
- MOSTRA DAC
- MOSTRA
- JOGO
- JO-HA-KYU
- INSCRICAO
- IMAGINACAO
- FUNCOES DA CENA
- FICCIONAL
- EXTENSAO
- EXPERIMENTACAO SENSORIAL
- EXPECTACAO
- ESTRATEGIAS DE CRIACAO
- ESTRANHAMENTO
- ESPETACULO TEATRAL