André Firpo Beviláqua
Produção Bibliográfica
- 2025 (Total: 2)
- 2024 (Total: 2)
- 2023 (Total: 4)
- ISSN A produção de materiais para o ensino de língua portuguesa e literatura no contexto do ensino remoto emergencial: uma proposta a partir da poesia slam (Cenas Educacionais)
- ISSN La pasantía supervisada y la propuesta pedagógica a partir de la gamificación (Revista e-Mosaicos)
- 2022 (Total: 2)
- 2021 (Total: 4)
- ISSN Foreign Language Teaching in Conflict: Searching for Conciliatory Critical Attitudes (ALFA: REVISTA DE LINGUÍSTICA (UNESP. ONLINE))
- 2020 (Total: 5)
- ISSN Aprendizagem ergódica: a busca do hipertexto responsivo no ensino de línguas (REVISTA LÍNGUA & LITERATURA (ONLINE))
- ISSN Recursos Educacionais Abertos no Brasil: plágio e (co)autoria nas concepções de professores de línguas (DIÁLOGO E INTERAÇÃO)
- 2019 (Total: 3)
- ISSN Um olhar complexo sobre o feedback e a formação de professores a distância (POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM)
- 2018 (Total: 1)
- ISSN O feedback na perspectiva de professores-tutores: um estudo com base no curso de Letras-Espanhol na modalidade a distância. (LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA)
- 2017 (Total: 2)
- 2016 (Total: 2)
- ISSN Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil (VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS)
- 2014 (Total: 1)
- ISSN O Estado da Arte sobre Estudos Relacionados a Objetos de Aprendizagem em Anais de Eventos no Brasil (Entremeios)
- 2024 (Total: 5)
- As fake news no contexto das tecnologias em rede e o reflexo no combate à pandemia no Brasil (Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias)
- Ensino crítico de espanhol como língua adicional: perspectiva da utopia (Perspectivas Decoloniais nos Estudos da Linguagem)
- Entre máquinas e leitores: dos sistemas de Inteligência Artificial Generativa ao letramento literário (Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias)
- Juntos somos mais: comunidades e redes de apoio de e para professores de línguas dentro e fora da sala de aula (Tecnologias digitais e aprendizagem de línguas além da sala de aula)
- Práticas educacionais transdisciplinares no ensino de línguas: uma proposta de Recurso Educacional Complexo (Edgar Morin: complexidade e transdisciplinaridade)
- 2022 (Total: 2)
- doi A formação de professores num viés crítico: entre o projeto pedagógico de um curso de Letras e a prática na sala de aula (Letras para a liberdade: perspectivas críticas no ensino de línguas e literaturas)
- doi Relato de experiencia en la pasantía supervisada en lengua española: una visión del resultado de nuestra práxis pedagógica (Reflexões docentes e suas práticas educacionais: experiências exitosas da Educação Básica ao Ensino Superior)
- 2021 (Total: 1)
- Recursos Educacionais Abertos e o ensino crítico de línguas: experiências na formação de docentes (Linguagem: tecnologia e ensino)
- 2020 (Total: 2)
- 10 anos de Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas: estado da arte (Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada)
- doi Para Fazer Mais e Melhor: REA, SAA e Colaboração em Massa no Ensino de Línguas (REA: teoria e prática)
- 2019 (Total: 3)
- O poder está no touch: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos (Tendências contemporâneas na pesquisa em linguística e literatura: Rede Sul Letras)
- O prazer da autoria na elaboração de materiais didáticos (Transitando e transpondo (n)a Linguística Aplicada)
- Reduzindo a distância transacional na formação de professores de espanhol como língua estrangeira na EAD (#FicaEspanhol no RS: políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades)
- 2017 (Total: 1)
- Ambientes Pessoais de Aprendizagem e colaboração na formação de Professores de Línguas Estrangeiras (Construindo a profissão: a formação de Professores de Línguas e Literaturas)
- 2020 (Total: 1)
- Paulo Freire hoje na Cibercultura
- 2024 (Total: 1)
- doi Perspectivas transgressivas no ensino mediado por tecnologias
- 2020 (Total: 1)
- Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada
- 2011 (Total: 1)
- O vendedor de sonhos
- 2014 (Total: 1)
- Como é que faz? Ferramentas para a Produção de Objetos de Aprendizagem de Línguas (XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM LETRAS: Ensino, interação e inovação)
- 2013 (Total: 1)
- Em Busca de Repositórios Digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o Ensino de E/LE (IV Congresso Internacional de Educação)
- 2024 (Total: 3)
- Desenvolvimento de um Podcast como Ferramenta Crítica de apoio à Formação Docente nos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC (XIV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Professores em formação e o uso de tecnologias: o que revelam as tecnobiografias? (XIV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Reflexões sobre os aportes do GITEA na cartografia complexa no ensino de línguas mediado por tecnologias digitais (XIV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- 2023 (Total: 5)
- Entre máquinas e leitores-ciborgue: dos chatbots ao letramento literário (II Colóquio Educação Linguística Crítica em Perspectivas Decoloniais no Sul Global)
- Letramentos críticos em materiais de ensino de línguas: possibilidades e transgressões (VI Ciclo de Discussões Online sobre Linguagens e Tecnologias)
- Produção de material didático digital e ensino de língua portuguesa (XIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Propostas para o uso de ferramentas digitais de inteligência artificial generativa no ensino de literatura (XIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Trabalhando questões de autoestima no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (VI Ciclo de Discussões Online sobre Linguagens e Tecnologias)
- 2022 (Total: 1)
- Por que ler autoras negras? uma investigação como resultado da prática pedagógica do estágio supervisionado em língua espanhola (37a Jornada Acadêmica Integrada)
- 2021 (Total: 4)
- Atravessando as incertezas: percepções de alunos quanto à eficiência do ensino remoto emergencial (XI Jornada de Elaboração de Tecnologias, Materiais e Aprendizagem de Línguas)
- O ELO em nuvem e os princípios de curadoria para recursos digitais (XI Jornada de Elaboração de Tecnologias, Materiais e Aprendizagem de Línguas)
- O feedback no contexto do Ensino Remoto: percepções de estudantes da Rede Idiomas sem Fronteiras (XI Jornada de Elaboração de Tecnologias, Materiais e Aprendizagem de Línguas)
- O narrar como SAC na formação de professores de línguas (XI Jornada de Elaboração de Tecnologias, Materiais e Aprendizagem de Línguas)
- 2020 (Total: 5)
- Curadoria na Educação Básica e a práxis docente no ensino remoto (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Letramentos Críticos, Transgressão e Utopia: formação docente para a produção de materiais de ensino (35ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Letramentos Críticos, Transgressão e Utopia: um pequeno curso aberto e online para o ensino de espanhol como língua adicional (Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Mulheres indígenas na américa latina: uma atividade na perspectiva dos Letramentos Críticos para a Utopia (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Representatividade e materiais de ensino: por que isso importa? (X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- 2019 (Total: 6)
- Alternativas para a elaboração de dissertações e teses: modelo tradicional ou multipaper? (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Design de REA na perspectiva dos Letramentos Críticos: uma amostra a partir de uma formação com educadoras de ELE (12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (12º CBLA))
- Letramentos Críticos e a ideia de que um outro mundo é possível: uma proposta para o ensino de línguas (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O feedback na formação do professor de línguas: com a palavra, acadêmicos da EAD (12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada)
- Quando menos é mais! Minha Pesquisa em Três Minutos (IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Vinte anos de Complexidade na Linguística Aplicada: para onde vamos? (Caderno de Resumos da IX Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2018 (Total: 8)
- A Collaborative Recursive Cycle in Distance Education (World Call 2018)
- Analisando um material de ensino na perspectiva dos Letramentos Críticos: o movimento mural-literário Acción Poética na aula de ELE (33ª Jornada Acadêmica Integrada)
- Between Plagiarism and Co-Authorship in Open Educational Resources Brazilian Language Teachers Making their Points (World Call 2018)
- Considerações iniciais sobre Letramentos Críticos, Competência Simbólica e Bildung no aplicativo Busuu (8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O poder está no touch: uma experiência pedagógica com um Recurso Educacional Aberto (REA) na perspectiva do Letramento Crítico (8ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Open Educational Resources (OERs) in the Training of Language Educators The Perspective of Critical Literacy (World Call 2018)
- Recursos Educacionais Abertos no viés dos Letramentos Críticos: produção e implementação (6º Encontro Sul Letras)
- The Pleasure of Authorship in Designing CALL Materials How to Make it Happen (World Call 2018)
- 2017 (Total: 10)
- (Re)produção e adaptação de materiais didáticos na nuvem: ensino de línguas online (18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA)
- A Educação Popular de Freire e a Complexidade de Morin em cursos Pré-Universitários Populares (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Feedback Automático e os Recursos Educacionais Abertos (18º Congresso Mundial de Linguística Aplicada da AILA)
- Linguagens e Tecnologias para quê(m)?: resultados parciais de uma formação em recursos educacionais abertos para o ensino crítico de E/LE (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O feedback na teoria e na prática: com a palavra, os professores-tutores (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O Letramento Crítico nas aulas de E/LE: Linguagens e Tecnologias em favor de uma Ética Maior (Salão Universitário UCPEL)
- O Letramento Crítico no ensino de E/LE: quando quem forma se re-forma e quem é formado forma-se e forma (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Por mais Paulo Freire, Letramentos Críticos e Pedagogia Crítica nas aulas de Espanhol Como Língua Estrangeira (E/LE): experiência em um Pré-Universitário Popular (XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire)
- Recursos Educacionais Abertos para o ensino crítico de espanhol como língua estrangeira: estudo piloto com educandos(as) do Pré-Universitário Popular Alternativa (III Conexión Español)
- Um olhar sobre a prática de feedback no Moodle (UAB/UFSM) (VII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2016 (Total: 5)
- Interação e colaboração na (re)produção de Recursos Educacionais Abertos no ELO em Nuvem (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O ensino híbrido e o uso de dispositivos móveis na aprendizagem de línguas: algumas considerações preliminares (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- O feedback no ensino de línguas estrangeiras: concepções, deficiências e outras considerações preliminares (Círculo de Estudos Linguísticos do Sul)
- Recursos Educacionais Abertos e o feedback no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Recursos Educacionais Abertos, feedback automático e formação continuada: questões emergentes no ensino de línguas (Salão Universitário)
- 2015 (Total: 3)
- 'Keep calm and escute a voz do professor': o papel do feedback em REA do ELO (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- A atual agenda da Linguística Aplicada: Recursos Educacionais Abertos (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Discutindo o ponto de cruzamento entre REA, Redes Sociais e Educação a Distância (V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- 2014 (Total: 2)
- A Construção Colaborativa de Recursos Educacionais Abertos no ELO: Uma Análise Inicial da Aplicação dos 4 R´s (IV Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas JETAL)
- O ELO em Nuvem na Visão de Estudantes de E/LE: Estudo de Caso (VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas JETAL)
- 2013 (Total: 7)
- Avaliando novas possibilidades para a elaboração de WebQuests na perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas (III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Escolhendo uma FAP: um estudo de Ferramentas de Autoria para o professor de línguas (Semana Acadêmica de Letras da UFSM, 'A (p)arte que te cabe deste latifúndio - Letras e 50 anos do CAL')
- Levantamento bibliográfico sobre OAS para o ensino de línguas: dissertações e teses; anais; periódicos (III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas)
- Recuperabilidade e descritores pedagógicos no Repositório Acción E/LE (III Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas)
- Um estudo sobre WebQuests para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (Semana Acadêmica de Letras da UFSM, 'A (p)arte que te cabe deste latifúndio - Letras e 50 anos do CAL')
- Um Estudo sobre o Repositório Acción E/LE Repositório Virtual ou Portal Educacional? (XIII Seminário Internacional em Letras)
- Webquest na Perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas (XIII Seminário Internacional em Letras)
- 2012 (Total: 2)
- A produção de OAs na Web: Analisando Repositórios Virtuais (Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino (SENALE))
- Examinando sites destinados ao armazenamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) sob a perspectiva da recuperabilidade (II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas JETAL)
- 2011 (Total: 1)
- O paradigma textual do gênero receita culinária sob a ótica da sintaxe (XI Seminário Internacional In Letras)
- 2022 (Total: 4)
- As representações de insurgências em um curso de capacitação docente para o ensino remoto (CIET: EnPET | ESUD: CIESUD | 2022)
- Autoria de materiais de ensino, identidade docente e affordances: alternativas para a convergência (I Jornada de Linguística Aplicada em Roraima)
- Formação docente, autopoiesis e a consciência do inacabamento na Educação a Distância (Seminário Internacional de Educação a Distância)
- Práticas de curadoria digital de professores de espanhol em formação (XXIV ENPÓS - ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO)
- 2021 (Total: 2)
- A produção de materiais e cursos on-line: notas preliminares sobre um projeto de extensão (V Congresso de Extensão da AUGM)
- O ELO não perdido no ensino de línguas: design e oferta de um curso on-line de espanhol para o ENEM (XXIII Encontro de Pós-Graduação UFPEL)
- 2020 (Total: 1)
- Educação linguística e mudança social: reflexões sobre um projeto de extensão (6ª Semana Integrada UFPEL 2020 - XXII Encontro de Pós-Graduação)
- 2014 (Total: 1)
- A Construção Colaborativa de Objetos de Aprendizagem na Web: Um Estudo sobre Ferramentas de Autoria do Professor (29ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
- 2013 (Total: 3)
- Alternativas de Produção de Objeto de Aprendizagem de Línguas no Repositório Acción E/LE (28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
- Análise da Taxionomia WebQuests y Cazas al Tesoro do Repositório de Recursos Digitais Acción E/LE (28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
- Uma análise de Objetos de Aprendizagem de Línguas em Anais de Eventos (28ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI))
Produção Técnica
- 2021 (Total: 18)
- Produção de material didático Colégio Estadual Padre Rômulo Zanchi
- Recurso Educacional Aberto 'El español en su diversidad'
- Recurso Educacional Aberto 'El intercambio - Webquest'
- Recurso Educacional Aberto 'La familia y la diversidad afectivo-sexual'
- Recurso Educacional Aberto 'La subasta (o remate)'
- Recurso Educacional Aberto 'Las historietas en español'
- Recurso Educacional Aberto 'Latinoamérica'
- Recurso Educacional Aberto 'Los deportes en español'
- Recurso Educacional Aberto 'Los Gitanos'
- Recurso Educacional Aberto 'Me voy a viajar'
- Recurso Educacional Aberto 'Nuestra Acción es Poética'
- Recurso Educacional Aberto 'Poesia Slam'
- Recurso Educacional Aberto 'Recursos Educativos Abiertos'
- Recurso Educacional Aberto 'Simulado ENEM - español'
- Recurso Educacional Aberto 'Sin poesía no hay ciudad'
- Recurso Educacional Aberto 'Soy yo'
- Recurso Educacional Aberto 'Stickermania'
- Recurso Educacional Aberto 'Stickers de WhatsApp'
- 2017 (Total: 1)
- Língua Espanhola I
- 2014 (Total: 3)
- Curso de português : língua estrangeira para hispanofalantes
- Español 2: 4 habilidades
- Material didático Pré-Vestibular Popular Alternativa - Espanhol
- 2013 (Total: 2)
- Alternativa: espanhol 2
- Español 1
- 2023 (Total: 1)
- I Mostra de Pesquisas em Andamento / IV Ciclo de Discussões Online sobre Linguagens e Tecnologias
- 2023 (Total: 1)
- XIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2022 (Total: 1)
- XII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2021 (Total: 2)
- Ciclo de Discussões Online sobre Linguagens e Tecnologias -Edição 2021
- XI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- 2020 (Total: 3)
- Ciclo de Discussões Online sobre Linguagens e Tecnologias - Edição 2020
- Estágio em tempos de pandemia
- X Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- 2018 (Total: 1)
- VIII Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- 2017 (Total: 1)
- III Conexión Español
- 2016 (Total: 1)
- VI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- 2015 (Total: 2)
- 1º Sarao e-Tec Idiomas Sin Fronteras - Español
- V Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2013 (Total: 1)
- II Ciclo de Debates sobre Ensino e Tecnologias Educacionais
- 2012 (Total: 1)
- II Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas
- 2021 (Total: 5)
- Abordagens Metodológicas para o Ensino de Geometria
- Descubra UFSM
- Literacia Digital e Metodologias Ativas
- Línguas na comunidade: planejando e implementando um pequeno curso aberto e online para o ensino crítico de espanhol como língua adicional
- Pesquisa e Redação Acadêmica
- 2020 (Total: 3)
- Educadores/as em rede: criando e recriando materiais para o ensino de línguas
- Ferramentas pedagógicas na sala de aula
- Sequências Numéricas e Fractais: uma conexão possível
- 2018 (Total: 1)
- Produção/adaptação de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos: Ensino de Línguas Online em Nuvem
- 2017 (Total: 2)
- (Re)produção e adaptação de materiais didáticos na nuvem: Ensino de Línguas Online
- Formação em Recursos Educacionais Abertos (REA) para o Ensino Crítico de E/LE
- 2015 (Total: 1)
- Ensino de Línguas Online: (re)produção de materiais de ensino em nuvem
- 2014 (Total: 2)
- Curso Espanhol Básico (4 habilidades)
- Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira da UFSM
- 2013 (Total: 3)
- Curso de Espanhol Nível Intermediário (4 habilidades)
- Curso Espanhol Nível Básico (4 habilidades)
- Webquests para a inclusão dos professores na sala de aula
- 2012 (Total: 3)
- Curso Espanhol 1: 4 habilidades
- Curso Leitura em Espanhol
- Seminário de Formação Continuada das Escolas Interculturais de Fronteira
- 2024 (Total: 3)
- Desenvolvimento de um Podcast como Ferramenta Crítica de apoio à Formação Docente nos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) da BNCC
- Professores em formação e o uso de tecnologias: o que revelam as tecnobiografias?
- Reflexões sobre os aportes do GITEA na cartografia complexa no ensino de línguas mediado por tecnologias digitais
- 2022 (Total: 1)
- Formação docente, autopoiesis e consciência do inacabamento
- 2021 (Total: 1)
- Atravessando as incertezas. percepções de alunos quanto à eficiência do Ensino Remoto Emergencial
- 2020 (Total: 5)
- Curadoria na Educação Básica e a práxis docente no ensino remoto
- Educação linguística e mudança social: reflexões sobre um projeto de extensão
- Letramentos Críticos, Transgressão e Utopia: um pequeno curso aberto e online para o ensino de espanhol como língua adicional
- Mulheres indígenas na américa latina: uma atividade na perspectiva dos Letramentos Críticos para a Utopia
- Representatividade e materiais de ensino: por que isso importa?
- 2019 (Total: 5)
- Alternativas para a elaboração de dissertações e teses: modelo tradicional ou multipaper?
- Design de REA na perspectiva dos Letramentos Críticos: uma amostra a partir de uma formação com educadoras de REA
- Letramento Crítico e Utopia: aproximando conceitos
- O feedback na formação do professor de línguas: com a palavra, acadêmicos da EAD
- Vinte anos de Complexidade na Linguística Aplicada: para onde vamos?
- 2018 (Total: 3)
- Considerações iniciais sobre Letramentos Críticos, Competência Simbólica e Bildung no aplicativo Busuu
- O poder está no touch: uma experiência pedagógica com um Recurso Educacional Aberto (REA) na perspectiva do Letramento Crítico
- Open Educational Resources (Oers) in the training of language educators: The Perspective of Critical Literacy
- 2017 (Total: 6)
- Feedback Automático e os Recursos Educacionais Abertos
- Linguagens e Tecnologias para quê(m)?: resultados parciais de uma formação em Recursos Educacionais Abertos para o ensino crítico de E/LE
- O feedback na teoria e na prática: com a palavra, os professores-tutores
- O Letramento Crítico no Ensino de E/LE: quando quem forma se re-forma e quem é formado forma-se e forma
- Recursos Educacionais Abertos para o ensino crítico de espanhol como língua estrangeira: estudo piloto com educandos(as) do Pré-Universitário Popular Alternativa
- Um olhar sobre a prática de feedback no Moodle (UAB/UFSM)
- 2016 (Total: 4)
- Interação e colaboração na (re)produção de Recursos Educacionais Abertos no ELO em Nuvem
- O ensino híbrido e o uso de dispositivos móveis na aprendizagem de línguas: algumas considerações preliminares
- Recursos Educacionais Abertos e o feedback no Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
- Recursos Educacionais Abertos, feedback automático e formação continuada: questões emergentes no ensino de línguas
- 2015 (Total: 4)
- 'Keep calm and escute a voz do professor': o papel do feedback em REA do ELO
- A atual agenda da Linguística Aplicada: Recursos Educacionais Abertos
- Desafios para o ensino de línguas na era REA
- Discutindo o ponto de cruzamento entre REA, Redes Sociais e Educação a Distância
- 2014 (Total: 3)
- A Construção Colaborativa de Recursos Educacionais Abertos no ELO: Uma Análise Inicial da Aplicação dos 4 R´s
- Como é que faz? Ferramentas para a Produção de Objetos de Aprendizagem de Línguas
- Os saberes específicos do professor: uma proposta de atividade baseada nos três eixos basilares da profissão
- 2013 (Total: 11)
- Alternativas e desafios para a produção de WebQuests na Internet
- Análise da Taxionomia WebQuests y Cazas al Tesoro do Repositório de Recursos Digitais Acción E/LE
- Avaliando novas possibilidades para a elaboração de WebQuests na perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas (OAL)
- Escolhendo uma FAP: um estudo de Ferramentas de Autoria para o professor de línguas
- Levantamento bibliográfico sobre OAs para o ensino de línguas: dissertações e teses; anais; periódicos
- Metodologias de Análise da Recuperabilidade e da Interoperabilidade de Objetos de Aprendizagem de Línguas
- Objetos de Aprendizagem de Línguas: identificando o estado da arte
- Produção de Objetos de Aprendizagem de Línguas: Qual FAP usar?
- Recuperabilidade e descritores pedagógicos no Repositório Acción E/LE
- Um estudo de WebQuests para o ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
- Webquest na perspectiva de Objeto de Aprendizagem de Línguas
- 2012 (Total: 3)
- A produção de OAs na web: analisando repositórios virtuais
- Examinando sites destinados ao armazenamento de Objetos de Aprendizagem (OAs) sob a perspectiva da recuperabilidade
- Los Insectos Uma análise do Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Espanhol
- 2011 (Total: 1)
- O paradigma textual do gênero receita culinária sob a óptica da sintaxe
- 2023 (Total: 3)
- (Pós-)humanidade e histórias de vida: tecnobiografias de professores de línguas
- Letramentos críticos em materiais de ensino de línguas: possibilidades e transgressões
- Trabalhando questões de autoestima no ensino de espanhol como língua estrangeira
- 2021 (Total: 1)
- Produção de material didático para a Educação On-Line
- 2020 (Total: 2)
- Educadores/as em rede: criando e recriando materiais para o ensino de línguas
- O Inédito-Viável no Ensino de Línguas: Letramentos Críticos, Transgressão e Utopia
- 2019 (Total: 1)
- O lugar da utopia no âmbito da educação linguística: linguagens e suas tecnologias para a construção de um outro mundo possível,
- 2018 (Total: 1)
- Linguagens, tecnologias e poder: uma introdução à perspectiva dos Letramentos Críticos
- 2023 (Total: 1)
- Entre máquinas e leitores-ciborgue: dos chatbots ao letramento literário
- 2022 (Total: 3)
- Práticas de curadoria digital de materiais de ensino na formação inicial de professores de línguas como atividade docente na cultura digital
- Práticas de curadoria digital de professores de espanhol em formação
- Produção e oferta de um Little Open Online Course: notas sobre um projeto de extensão
- 2021 (Total: 5)
- A produção de materiais e cursos on-line: notas preliminares sobre um projeto de extensão
- O ELO em nuvem e os princípios de curadoria para recursos digitais
- O ELO não perdido no ensino de línguas: design e oferta de um curso on-line de espanhol para o ENEM
- O feedback no contexto do ensino remoto - percepções de estudantes da Rede Idiomas sem Fronteiras
- O narrar como SAC na formação de professores de línguas
- 2019 (Total: 1)
- Letramento Crítico e a ideia de que um outro mundo é possível
- 2023 (Total: 2)
- Autoria de materiais de ensino, identidade docente e affordances
- Propostas para o uso de ferramentas digitais de inteligência artificial generativa no ensino de literatura
- 2022 (Total: 2)
- Autoria de materiais de ensino, identidade docente e affordances: alternativas para a convergência
- Curadoria digital de materiais de ensino de línguas: um olhar para as práticas de professores em formação
- 2014 (Total: 1)
- A construção colaborativa de Objetos de Aprendizagem na web: um estudo sobre Ferramentas de Autoria do Professor
- 2013 (Total: 1)
- Em Busca de Repositórios Digitais de Objetos de Aprendizagem de Línguas para o Ensino de E/LE
- 2020 (Total: 1)
- Línguas na comunidade: planejando e implementando um pequeno curso aberto e online para o ensino crítico de espanhol como língua adicional
- 2018 (Total: 1)
- Pesquisa e extensão para todos: difundindo epistemologias críticas na educação a distância (autor do projeto)
- 2017 (Total: 1)
- Formação em Recursos Educacionais Abertos (REA) para o Ensino Crítico de E/LE
- 2025 (Total: 1)
- Revista Letras (avaliação ad hoc de artigo científico) - ISSN 2176-1485
- 2022 (Total: 3)
- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias e Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (parecer ad hoc de trabalhos)
- Revista Letras (avaliação ad hoc de artigo científico) - ISSN 2176-1485
- Revista Letras (parecer ad hoc de artigo) - ISSN 2176-1485
- 2021 (Total: 2)
- Comitê Científico da XI Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologias e Aprendizagem de Línguas
- Revista Horizontes de Linguística Aplicada (avaliação ad hoc de artigo científico) - ISNN 2237-0951
- 2020 (Total: 2)
- Revista Horizontes de Linguística Aplicada (avaliação ad hoc de artigo científico) - ISNN 2237-0951
- Revista Olhar de Professor (avaliação ad hoc de artigo científico) - ISNN 1964-0187
- 2019 (Total: 2)
- Cadernos de Linguagem e Sociedade (avaliação ad hoc de artigo científico) - ISNN 0104-9712
- Revista Horizontes de Linguística Aplicada (avaliação ad hoc de artigo científico) - ISNN 2237-0951
- 2018 (Total: 1)
- Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (parecer ad hoc de trabalhos)
Produção Artística
- 2011 (Total: 2)
- O vendedor de sonhos
- Yuri e o príncipe Cético
Orientações Concluídas
- 2023 (Total: 1)
- Languagequests en la enseñanza de lenguas extranjeras: una experiencia a partir de la pasantía supervisada en letras