Estela Mari Santos Simões Da Silva

Produção Bibliográfica

    2022 (Total: 2)
  • ISSN APROXIMAÇÕES ENTRE BASES NEUROBIOLÓGICAS DA MEMÓRIA HUMANA E PRESSUPOSTOS DA METODOLOGIA DIALÉTICA (REVISTA SIGNOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES)
  • ISSN R E F L E XI O N E SDEF U T U R O SP R O F E S O R E SDEM A T E M Á T I C A :C O N T R I B UC I O N E SDEUNT A L L E RENLAF O R M A C I Ó NI N I C I A L (CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE))
    2019 (Total: 1)
  • ISSN Ética, neuroética e práticas de ensino (Revista Bioetica - Conselho Federal de Medicina)
    2018 (Total: 2)
  • ISSN O QUE REPRESENTA A ATENÇÃO PARA A EPISTEMOLOGIA DA APRENDIZAGEM NA CONTEMPORANEIDADE?- A PERCEPÇÃO DOCENTE (RIAEE-Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação)
  • ISSN TEORIAS DA APRENDIZAGEM E NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES (REVISTA COCAR (ONLINE))
    2016 (Total: 1)
  • ISSN Tecnologias digitais da informação e comunicação (TICs), mente do presente-futuro e práticas educativas (Quaestio: Revista de Estudos de Educação)
    2024 (Total: 2)
  • doi AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL PARA APLICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA (Debates contemporâneos: temas interdisciplinares)
  • PESSOAS NEURODIVERGENTES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: pressupostos e desafios para educação inclusiva na área da saúde (Gestão acadêmica: dicas para uma coordenação de enfermagem eficaz)
    2023 (Total: 5)
  • doi A importância da Teoria da Contingência para a sobrevivência das organizações (Gestão pública: diálogos interdisciplinares)
  • doi A liderança como fator motivacional para um melhor desempenho de uma equipe de trabalho (Gestão pública: diálogos interdisciplinares)
  • doi Implementação de políticas públicas no combate às doenças mentais no Brasil (Gestão pública: diálogos interdisciplinares)
  • O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (Diferentes contextos e políticas públicas na educação)
  • doi Os processos de aplicar e recompensar na gestão de pessoas: um estudo de caso acerca das promoções e progressões em um campus do IFAM (https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2023.96122)
    2022 (Total: 9)
  • ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: aprendizagem, socialização e autonomia (Ensino de Jovens, Adultos e Idosos: alfabetização, letramentos e mediação literária.)
  • Educação inclusiva no ensino remoto: uma realidade possível? (Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais)
  • IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO CÉREBRO HUMANO E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (E D U C A Ç Ã O PESQUISAS E PARTILHAS)
  • Neurociência e tecnologias: aliadas do processo de inclusão de alunos com deficiência (Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais)
  • O olhar da neurociência sobre a inclusão (Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais)
  • OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE: DISCUSSÕES INTRODUTÓRIAS (DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO E ENSINO)
  • Reflexões sobre a construção do planejamento do planejamento didático a partir do projteo integrador entre práticas de ensino na licenciatura em física do IFFAR (Textos e contextos de Ensino, Pesquisa e Extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia da Covid-19)
  • Reflexões sobre a inclusão escolar de autistas na escola regular no ensino remoto durante a pandemia COVID 19 (Textos e contextos de Ensino, Pesquisa e Extensão durante o período de ensino remoto em decorrência da pandemia da Covid-19)
  • Reflexões sobre políticas educacionais de inclusão e acessibilidade tecnológica assistiva na pandemia (Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais)
    2021 (Total: 2)
  • Indisciplina na Educação Infantil (União pela educação)
  • Metodologias ativas na educação inclusiva: diálogo entre os conceitos de compensação e plasticidade cerebral (Metodologias ativas na educação especial/inclusiva)
    2018 (Total: 1)
  • O PROCESSO DA LEITURA NA PERSPECTIVA DA NEUROCIÊNCIA (Rumos da Educação)
    2016 (Total: 2)
  • A reestruturação do Ensino Médio brasileiro: uma possibilidade de transformação social (PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO-UFSM)
  • SABERES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (Formação docente: reflexões durante o percurso)
    2016 (Total: 1)
  • NEUROCIÊNCIA COGNITIVA PARA EDUCADORES: aprendizagem e prática docente no século XXI
    2015 (Total: 1)
  • Ofício Docente (Ofício Docente)
    2022 (Total: 1)
  • CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS E ACESSIBILIDADES EM TEMPO DE PANDEMIA (XI Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa)
    2021 (Total: 3)
  • AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL PARA APLICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA (VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS)
  • AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E A MENTE HUMANA: IMPACTOS NO FAZER PEDAGÓGICO (VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS Prospecções para o ensino on-line e off-line)
  • DESAFIOS DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO (VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS Prospecções para o ensino on-line e off-line)
    2017 (Total: 4)
  • A IMPORTÂNCIA E OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS. (III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces)
  • A INCLUSÃO DO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO.. (III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces)
  • AVANÇO DAS NEUROTÉCNOLOGIAS E A NEUROÉTICA: ATÉ ONDE VAMOS? (III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces)
  • DIVERSIDADE DE ALUNOS: APRENDIZAGEM PARA TODOS E NEUROCIÊNCIA.. (III Ciclo de Estudos em Educação: o trabalho pedagógico e suas interfaces)
    2016 (Total: 3)
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A MUDANÇA DO CONTEXTO SOCIAL (II SEMINÁRIO NACIONAL de PESQUISA em EDUCAÇÃO (II SENPE): Conexões e Diálogos com a Pós-Graduação)
  • A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NO CAPITAL DE SABERES DE DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (II SEMINÁRIO NACIONAL de PESQUISA em EDUCAÇÃO (II SENPE): Conexões e Diálogos com a Pós-Graduação)
  • VIVÊNCIAS DEMOCRÁTICAS EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES (II SEMINÁRIO NACIONAL de PESQUISA em EDUCAÇÃO (II SENPE): Conexões e Diálogos com a Pós-Graduação)
    2015 (Total: 10)
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A MUDANÇA DO CONTEXTO SOCIAL: AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES TRANSFORMADAS EM EXPECTATIVAS DE MELHORES REALIDADES (II Ciclo de Estudos em Educação: diálogos interdisciplinares no Ensino Médio)
  • A INFÂNCIA E AS TECNOLOGIAS: PROPOSTAS DE REFLEXÕES (XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia: VI Seminário de Tecnologias e Educação)
  • A reestruturação do ensino médio brasileiro: uma possibilidade de transformação social (II Ciclo de estudos em educação)
  • A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: UMA POSSIBILIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL (II Ciclo de Estudos em Educação: diálogos interdisciplinares no Ensino Médio)
  • DEMOCRACIA COMO IDEAL POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES QUE PRECONIZAM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL (XIV Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia: VI Seminário de Tecnologias e Educação)
  • ESTADO DO CONHECIMENTO: CONEXÕES ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO EM PESQUISAS ACADÊMICAS (III CIECITEC)
  • ÉTICA E RESPONSABILIDADE: CONVERGÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO (XII EDUCERE, o Congresso Nacional de Educação, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO))
  • NEUROÉTICA: NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO (VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E OS DESAFIOS ÉTICOS NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA)
  • O PIBIC/EM COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO DA NOVA GERAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES ATRAVÉS DA PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA ? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO CO-ORIENTADOR (II Ciclo de Estudos em Educação: diálogos interdisciplinares no Ensino Médio)
  • SABERES DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES (XII EDUCERE, o Congresso Nacional de Educação, III Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, V Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO))
    2014 (Total: 1)
  • Direito à Educação e Problematização da Prática Político-Pedagógica na Alfabetização de Jovens e Adultos (Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire)
    2017 (Total: 3)
  • AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA CONCEPÇÃO ABERTA (I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA- EPPEB)
  • O PIBID NA ESCOLA CAMPO APROXIMANDO A UNIVERSIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA E FORTALECENDO O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE (I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA- EPPEB)
  • Vozes do Ensino Médio sobre a MP 746 (I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA- EPPEB)

Produção Técnica

    2017 (Total: 1)
  • Lendas do Folclore Brasileiro
    2015 (Total: 1)
  • FESTIVAL DE TALENTOS
    2017 (Total: 1)
  • Curso de Extensão-NEUROEDUCAÇÃO: A Neurociência Aplicada a Educação
    2015 (Total: 1)
  • Formação Continuada- Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
    2022 (Total: 1)
  • Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Integradas para a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional
    2019 (Total: 2)
  • Educação dialógica e diversidade de saberes
  • II SEMANA ACADÊMICA UNINTER: ?EDUCAÇÃO DIALÓGICA E DIVERSIDADE DE SABERES?,
    2017 (Total: 7)
  • Ciclo de estudos em educação
  • Ciclo de Estudos em educação
  • Curso de formação continuada EEEM Venina Palma
  • Neurociência e aprendizagem
  • Neurociência e Aprendizagem
  • Neuroeducação: a neurociência aplicada a educação
  • NEUROEDUCAÇÃO: A NEUROCIÊNCIA APLICADA A EDUCAÇÃO
    2016 (Total: 3)
  • Curso de Formação continuada E.E.E.M. Venina Palma
  • Formação continuada EEEM Venina Palma
  • Neurociência e educação
    2015 (Total: 4)
  • Curso de Formação Continuada da E.E.E.M. Venina Palma
  • Curso de Formação Continuada para Docentes
  • Formação continuada da Escola Estadual Venina Palma
  • Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
    2017 (Total: 7)
  • A IMPORTÂNCIA E OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLAS PÚBLICAS
  • A INCLUSÃO DO AUTISTA NA REDE REGULAR DE ENSINO
  • AVANÇO DAS NEUROTÉCNOLOGIAS E A NEUROÉTICA: ATÉ ONDE VAMOS?
  • Álbum sensorial e o trabalho com a estimulação sensorial na infância
  • Confecção de jogos pedagógicos, materiais estruturados e não-estruturados para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Confecção e utilização de recursos didáticos para o ensino de ciências da natureza em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamentall
  • DIVERSIDADE DE ALUNOS: APRENDIZAGEM PARA TODOS E NEUROCIÊNCIA
    2016 (Total: 3)
  • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA A MUDANÇA DO CONTEXTO SOCIAL
  • A presenção dos conhecimentos d neuroci~encia cognitiva no capital de saberes de docentes que atuam na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Vivências democráticas em instituições escolares
    2015 (Total: 2)
  • Estado do conhecimento: conexões entre neurociência e educação em pesquisas acadêmicas
  • Neuroética: neurociência e educação
    2016 (Total: 2)
  • Diversidade no ambiente escolar
  • Formação continuada E.E.E.M. Venina Palma
    2015 (Total: 9)
  • A prática do Ensino da Matemática
  • A transição do 5º ano para o 6º ano do Ensino Fundamental
  • As diversas Linguagens dos Jovens e o Trabalho Escolar
  • Neurociência Cognitiva e Aprendizagem
  • Novos Caminhos para a Educação: um olhar da Neurociência
  • Os objetivos do ensino Médio e o Trabalho por área do Conhecimento
  • Planejamento Escolar Interdisciplinar
  • Planejar e Promover Ações conjuntas com a Comunidade Escolar
  • Prática Pedagógica e a Relação com a Organização Curricular
    2014 (Total: 4)
  • Avaliação por Parecer
  • Lançamento e Organização da 2ª etapa da formação pelo Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
  • Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio
  • Prática Pedagógica Interdisciplinar
    2022 (Total: 1)
  • VISÃO MONOCULAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO INCLUSIVO POR MEIO DA EFETIVAÇÃO DA LEI FEDERAL Nº 14.126 DE 22 DE MARÇO DE 2021.
    2016 (Total: 2)
  • Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
  • Ética,Bioética e Neuroética
    2015 (Total: 1)
  • Ensino de Jovens e Adultos
    2021 (Total: 7)
  • AS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DO PROFESSOR: UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL PARA APLICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA.
  • AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO E A MENTE HUMANA: IMPACTOS NO FAZER PEDAGÓGICO.
  • DESAFIOS DE UMA PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA E ENSINO REMOTO
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO REMOTO: UMA REALIDADE POSSÍVEL?
  • NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIAS: ALIADAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
  • O OLHAR DA NEUROCIÊNCIA SOBRE A INCLUSÃO
  • REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE TECNOLÓGICA ASSISTIVA NA PANDEMIA
    2018 (Total: 1)
  • I SEMINÁRIO PENSAR A PEDAGOGIA
    2015 (Total: 1)
  • DEMOCRACIA COMO IDEAL POLÍTICO PEDAGÓGICO EM INSTITUIÇÕES QUE PRECONIZAM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
    2014 (Total: 1)
  • DIREITO À EDUCAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA POLÍTICO-PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    2022 (Total: 1)
  • O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
    2022 (Total: 1)
  • Consultora externa do processo de avaliação de projetos de pesquisa do(a) IFRS
    2023 (Total: 1)
  • Parecerista ad hoc do vol. 17, n. 1 (2023) da Revista Igapó.
    2022 (Total: 1)
  • Avaliadora ad hoc de Pesquisa
    2020 (Total: 1)
  • Avaliação FNDE/MEC- PNLD 2022-Obras didáticas e Pedagógicas para Educação Infantil

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2022 (Total: 5)
  • A importância do trabalho com as fábulas na Educação Infantil​​​​​​​
  • A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
  • CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR COM AFETIVIDADE, EM PARCERIA COM A FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL​​​​​​​
  • UM PANORAMA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM FILOSOFIA PARA CRIANÇAS NO BRASIL
    2020 (Total: 1)
  • A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL
    2019 (Total: 2)
  • A LEITURA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
  • Brincadeiras pedagógicas na Educação Infantil
    2018 (Total: 2)
  • Escola: a busca por valores perdidos
  • Introduzindo a prática da leitura na educação infantil: uma viagem a um mundo fantástico e fantasioso
    2017 (Total: 5)
  • A IMPORTÂNCIA DA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS ESCOLAS
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
  • Educação Especial Inclusiva no Ensino Regular nos Anos Iniciais
  • O ensino e aprendizagem integral através do lúdico
  • Um olhar sobre a infância e o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil
    2016 (Total: 1)
  • O lúdico como prática educativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental
    2015 (Total: 2)
  • A importância da ludicidade no processo de alfabetização
  • Materiais didáticos como recurso para o desenvolvimento cognitivo na educação infantil
    2014 (Total: 1)
  • Inclusão do aluno com deficiência; um desafio a família e aos profissionais de educação