Milena Rosa Araújo Ogawa

Produção Bibliográfica

    2025 (Total: 2)
  • ISSN Editorial do dossiê Antiguidade em tela: projetos interdisciplinares de ensino, cinema e línguas antigas. (I)
  • ISSN O uso de recursos educacionais abertos para divulgação de Arqueologia digital: Projeto Ergane e CTA (MYTHOSâ013REVISTADEHISTÓRIAANTIGAEMEDIEVAL)
    2024 (Total: 2)
  • ISSN Apresentação dossiê Didática das humanidades: como abordar em sala de aula tópicos das Ciências Humanas e Sociais (MISSÕES: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS)
  • ISSN Desafios da docência: reflexões sobre a prática em sala de aula (MISSÕES: REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS)
    2021 (Total: 2)
  • ISSN Cultura material e arqueologia digital: novas estratégias para o ensino de História Antiga (Gaia (Rio de Janeiro))
  • ISSN Entre os muros da academia: relato de experiências através da XXI Jornada de História Antiga da UFPel (Gaia (Rio de Janeiro))
    2020 (Total: 1)
  • ISSN Como trabalhar com a educação patrimonial produzidas nos museus em outros contextos? Uma experiência entre o Museu da Resistência de São Paulo e o Curso Pré-universitários Popular UP, Capão do Leão-RS (HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL))
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Projeto Pipoca Clássica: o uso do cinema como ferramenta para discussão e ensino da Antiguidade Clássica (REVISTA HISTÓRIA HOJE)
    2015 (Total: 1)
  • ISSN Direito Natural versus Direito Positivo na obra Antígona de Sófocles. (HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL))
    2013 (Total: 1)
  • ISSN Reflexões a cerca do Estágio Supervisionado III- espaços não escolares: dialogando com o Instituto histórico e geográfico de Jaguará (Revista Latino-Americana de História)
    2021 (Total: 3)
  • A oratória no sistema de ensino romano (Imagens, trajetórias e poder: pesquisa, escrita e ensino de História)
  • Apresentação (Imagens, trajetórias e poder: pesquisa, escrita e ensino de História)
  • Introdução (Anais do IV Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas: Imagens, Trajetórias e Poder)
    2020 (Total: 2)
  • As mulheres imperiais, século I a.C. ? I d.C., relações de poder na Domus Caesaris (Scholae: estudos interdisciplinares da antiguidade)
  • Quem são essas Mulheres? Identidade, gênero e representatividade: Um ensaio sobre as senadoras brasileiras (mandato 2019-2027) e os trunfos de legitimidade acionados nas classes dirigentes (Identidades e fronteiras: persperctivas históricas)
    2019 (Total: 2)
  • A vida acadêmica pode estar alinhada à docência? Um relato da minha trajetória como educadora e pesquisadora. (A universidade vai à escola: uma experiência de professores universitários no Cursos Popular UP)
  • Introdução (A universidade vai à escola: uma experiência de professores universitários no Cursos Popular UP)
    2014 (Total: 1)
  • O Diálogo dos Oradores de Tácito: a caracterização da educação do jovem aristocrata romano na transição para o Principado
    2025 (Total: 1)
  • Caderno de Resumos: XXIV Jornada de História Antiga da UFPel ? ?Essa é a mistura do Brasil com o Egito?. Homenagem a Margaret Bakos
    2021 (Total: 1)
  • Anais do IV Encontro Discente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas: imagens, trajetórias e poder
    2020 (Total: 1)
  • Caderno de resumos: XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação. Antiguidade em conexão com novos saberes
    2021 (Total: 2)
  • Caderno de Resumos: XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade
  • Imagens, trajetórias e poder: pesquisa, escrita e ensino de História
    2019 (Total: 1)
  • A universidade vai à escola: uma experiência de professores universitários no Cursos Popular UP
    2025 (Total: 1)
  • Posfácio - Dos alunos do LECA (Caderno de Resumos: XXIV Jornada de História Antiga da UFPel ? ?Essa é a mistura do Brasil com o Egito?. Homenagem a Margaret Bakos)
    2022 (Total: 1)
  • Notas sobre as construções narrativas de Tácito (XXII Encontro Regional de História da ANPUH-MG. História e Produção do Presente: narrativas, identidades, intermediações e projetos Volume IV: Trajetórias, Subjetividades e Narrativas)
    2021 (Total: 3)
  • A ação política do homem aristocrata romano no século I d.C (IV Encontro Discente Imagens, Trajetórias e Poder do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas)
  • O ?ser professor(a): a formação docência em espaço não tradicional (IV Encontro Discente Imagens, Trajetórias e Poder do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas)
  • Os usos do passado: um estudo de caso sobre Valéria Messalina (25-48 d.C.) (Seminário Internacional Fazendo Gênero Lugares de fala)
    2020 (Total: 2)
  • Considerações acerca das representações do Regime de Domiciano nas obras de Tácito (XIII Encontro Estadual de História: 'História e mídias: narrativas em disputas')
  • Militância feminina na Ditadura de Segurança Nacional: uma proposta de ensino a partir de Nilce de Azevedo Cardoso e Dilma Rousseff (IV Jornadas do LEGH)
    2019 (Total: 1)
  • A responsabilidade social do uso de um acervo: um estudo sobre a cerâmica etrusca de bucchero do museu de arqueologia e etnologia da USP (VI Encontro de Pesquisas Históricas da PUCRS (EPHIS))
    2014 (Total: 4)
  • A Educação Integral: Um Direito da Criança e do Adolescente (VIII Colóquio Internacional: 'Educação e Contemporaneidade')
  • Análise do Programa Mais Educação em Região de Fronteira Brasil e Uruguay: Estudo de Caso (9no Congreso Internacional de Educación Superior: Por Una Universidad Socialmente responsable)
  • O ensino do teatro na Escola Estadual Hermes Pintos Affonso: uma oficina do Programa Mais Educação (I Seminário Internacional de Educação Integral: Observando Realidades e Construindo Compromissos)
  • Reflexões acerca do Programa Mais Educação na Cidade de Jaguarão (RS). (I Seminário Internacional de Educação Integral: Observando Realidades e Construindo Compromissos)
    2012 (Total: 1)
  • O Estudo da Mentalidade Grega na obra Mitologia Grega de Pierre Grimal (III Semana Acadêmica de História - Destrinchando Quimeras: Mitos, Pensamentos e Cosmogonias.)
    2025 (Total: 1)
  • Domícia Longina e a construção do poder através da Numismática (XXI Jornada de História Antiga e Medieval & V Jornada Virtual Internacional de História Antiga e Medieval. Interseccionalidade no Mediterrâneo Antigo: É Possível?)
    2024 (Total: 8)
  • A construção simbólica de poder: análise interdisciplinar da propaganda política de Napoleão Bonaparte em Sala de Aula (16º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIPAMPA: Ensino)
  • Afrofuturismo em forma de arte: uma construção de oficinas afrodiaspóricas (16º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Agência e poder de Domícia Longina através da cultura material (XXXIV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA)
  • Martinho Lutero e a Reforma Protestante: impactos teológicos, sociais e culturais na Europa (16º Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão : Pesquisa)
  • Memória cultural: a construção histórica do Festival Itaquiense de Teatro (16º Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão : Pesquisa)
  • O papel das mulheres na Escolástica e como atuam nas Universidades na Idade Contemporânea - Uma Oficina de Saberes (16º Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão.: Cultura)
  • Ressignificações imagéticas do diabo e seu papel no controle social (séc. XI e XVI) (16º Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão : Pesquisa)
  • Vozes silenciadas: a marginalização da autoria feminina na história (16º Salão de inovação, ensino, pesquisa e extensão : Pesquisa)
    2021 (Total: 2)
  • Entre Orientes? e ?Ocidentes? da História Antiga (IV Encontro Discente: Imagens Trajetória e Poder, do Programa de Pós Graduação em História, da Universidade Federal de Pelotas)
  • O ensino através de memes nas sociedades mesopotâmicas (XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade)
    2020 (Total: 5)
  • A necessidade de um melhor diálogo das traduções com os textos originais: um estudo de caso sobre as construções moralizantes de masculinidade de Nero em Suetônio (2º Encontro de Tradução da FURG - ENCONTRA 2020)
  • Caderno de Resumos do XXII Encontro Regional de História da ANPUH MG (XXII Encontro Regional de História da ANPUH MG)
  • Mitologias ontem e hoje: cidades e games (XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação. Antiguidade em conexão com novos saberes)
  • Mulheres da Antiguidade na Escola (I Seminário Integrado de Pesquisa e Pós-graduação IFRO/ProfEPT/UNIR/ANPUH AC/RO)
  • Os desafios do ensino e da pesquisa na teleducação e teleformação (XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação. Antiguidade em conexão com novos saberes)
    2019 (Total: 5)
  • A política e o ?logos': o embate de Antígona e Creonte (XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos Antiguidade: desejo & liberdade)
  • Grupo de Estudos sobre a Roma Antiga: uma possibilidade de formação durante a graduação de História (II Congresso Internacional de História da UFSM: cultura, poder e sociedade)
  • Nero e música: uma abordagem iconográfica das moedas romanas no Principado (XX Jornada de História Antiga da UFPel ? Melodias visuais, poesias musicais: Antiguidades sonora. I Colóquio Internacional de Música Antiga e Medieval. I Encontro Brasileiro de Estudos sobre a Música na Antiguidade)
  • Reformas morais e a 'damnatio memoriae' durante/no Principado de Domiciano em Tácito, Suetônio e Dião Cássio (XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos Antiguidade: desejo & liberdade)
  • Uma proposta de ensino a partir da militância feminina na Ditadura de Segurança Nacional brasileira (IV Jornadas do LEGH)
    2018 (Total: 1)
  • A Universidade vai à Escola: Uma experiência de professores universitários em Cursos Populares (XIX Jornada de História Antiga da UFPel)
    2017 (Total: 3)
  • A ação oratória nas fontes Retórica a Herênio, do Orador e Institutio Oratoria (XVIII Jornada de História Antiga)
  • A educação na Antiguidade: um estudo sobre o livro x da obra Institutio Oratoria (II Colo quio Discente de Estudos Histo ricos Latino- Americanos: Conexo es Brasil e Ame rica Latina)
  • Domícia Longina: uma proposta de reflexão através do estudo numismático (IV Encontro História, Imagem e Cultura Visual ? ANPUH-RS)
    2016 (Total: 1)
  • Quintiliano: uma nota sobre a institutio oratoria (III Encontro de pesquisas históricas do Programa de Pós graduação em História da PUC-RS EPHIST-PUCRS)
    2015 (Total: 3)
  • A influência da paideia grega na educação romana (XVI Jornada de História Antiga UFPel)
  • Análise da obra literária? Diálogo dos Oradores de Tácito na perspectiva da educação do jovem aristocrata romano no século I d. c. no Principado romano (II Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação)
  • Direito Natural versus Direito Positivo na obra Antígona de Sófocles. (II Encontro Discente de Pesquisadores de História: Perspectivas Históricas Contemporâneas)
    2013 (Total: 3)
  • Inserção da Educação Integral Nas Escolas: Ampliação e Qualidade. (V Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Monitoria de História Antiga, Comprometimento com a Excelência Acadêmica. (V Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão)
  • Passo a Passo: instrumentalização para a implementação do Programa Mais Educação nas escolas urbanas do município de Jaguarão/RS (V Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão)
    2012 (Total: 9)
  • A Consolidação do Principado na obra de Públio Cornélio Tácito intitulada Anais. (IV Salão Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão)
  • A pluralidade de significados das togas romanas na antiguidade e no mundo moderno (IV Salão Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão)
  • A respeito da educação romana na obra de Tácito Dialogus Oratoribus (XI Encontro Estadual de História)
  • Arte é educação: uma possibilidade de ensino/aprendizagem através da experiência teatral (IV Salão Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão)
  • As fronteiras do Mundo Antigo na perspectiva romana (I Encontro Internacional Fronteiras e Identidades)
  • Como o uso da geografia favoreceu o Império Romano (IV Salão Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão)
  • Considerações sobre o contexto do Principado Romano sob a análise da obra Anais do historiador Cornelius Tácito (IV Salão Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão)
  • Iniciação à docência: a educação patrimonial no município de Jaguarão/RS (IV Salão Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão)
  • O Principado de Tibério César Augusto como consolidação do Principado (14-37 d.C.) (XI Mostra de Produção Universitária)
    2011 (Total: 1)
  • Instabilidade, conflitos políticos e relações de poder e influências no processo de consolidação do Principado durante o governo de Tibério César Augusto (14-37 d.C.) (III Salão Internacional de Pesquisa Ensino e Extensão)
    2022 (Total: 1)
  • Domícia Longina de perto: experiência e oportunidades de formação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (XXIV Encontro de Pós-Graduação, da 8ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2021 (Total: 1)
  • Flávio Josefo e a Vita (XXIII Encontro de Pós-Graduação - UFPel)
    2020 (Total: 2)
  • A mudança na perspectiva histórica na pandemia. Um novo olhar para o meu objeto (XXII Encontro de Pós-Graduação, da 6ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão)
  • Pensando a educação como libertadora: uma proposta de oficina diaspórica em um curso popular (I Encontro de Pesquisas Arqueológicas Invisibilzadas)
    2019 (Total: 3)
  • A aplicação do projeto de extensão ?A universidade vai à escola: uma experiência de professores universitários no Curso Popular Up? nos anos de 2018-2019 (18ª Mostra da Produção Universitária - MPU)
  • Domícia Longina, a imperatriz consorte, 81-96 d.C. (XXI Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas)
  • Pipoca e Estudos Clássicos, que programa legal! (18ª Mostra da Produção Universitária - MPU)
    2016 (Total: 1)
  • A Institutio Oratoria, de Quintiliano, no governo de Domiciano (81-96 d.C.) (XIX Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas)
    2015 (Total: 1)
  • A oratória em Tácito e Quintiliano: a discussão do modelo educacional e do sistema político nas obras Diálogo Dos Oradores, de Tácito, e Institutio Oratoria, de Quintiliano, no governo de Domiciano (81-96 d.C.) (XVII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas)
    2012 (Total: 1)
  • Instabilidade, Conflitos Políticos e Relações de Poder e Influências no Processo de Consolidação do Principado Durante o Governo de Tibério César Augusto (14-37 d.C.) (XXI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas)

Produção Técnica

    2021 (Total: 1)
  • XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade
    2020 (Total: 1)
  • XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação. Antiguidade em conexão com novos saberes
    2025 (Total: 3)
  • "Ensino de Historia: entre práticas de ensino e Estágio Supervisionado", vinculado ao Projeto "História em Prática: Olhares sobre o Ensino de História" do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga - LECA da Universidade Federal d
  • Semana da Damnatio Memoriae
  • Semana Dórica - Os Dórios da Ásia: identidades gregas na costa da Ásia Menor do período arcaico ao imperial
    2024 (Total: 14)
  • Curso Grego Antigo
  • Grupo de Estudos: a História e nós, módulo I Processos de Hominização na Proto-História: as contribuições da cultura material
  • Grupo de Estudos: a História e nós, módulo II - Antiguidades
  • História e Arqueologia em 3D: primeiros passos para o uso de modelagem digital na pesquisa e ensino
  • Instrumentalização da pesquisa acadêmica
  • Letrinhas-Unipampa, Grego antigo: primeiros passos
  • Letrinhas-Unipampa, Latim antigo: primeiros passos
  • Mês da Cerâmica Antiga
  • Pipoca Clássica - Edição Filme 300
  • Pipoca Clássica - Edição Filme Spartacus
  • Quinzena romana
  • Semana das Práticas Mágicas no Mundo Antigo
  • Semana do Mundo Árabe: Palestina: 76 Anos de Nakba
  • Semana Espartana
    2022 (Total: 1)
  • Didaskalia - Jornada de Debates em Ensino de História Antiga - Didasko (UERJ)
    2021 (Total: 3)
  • Conversas sobre o Barro ? 10 anos do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga
  • Patrimônio, Arqueologia e Tecnologias 3D na sala de aula: como produzir, caminhar e aplicar?
  • Reflexões sobre a tralha: cultura material, arte, sociedades e a necessidade de ter coisas
    2020 (Total: 1)
  • V Colóquio Discente do LECA
    2019 (Total: 8)
  • "Apontamentos sobre as narrativas "misóginas", "homofóbicas" e "xenofóbicas" em torno da Imperatriz Plotina, do Imperador Adriano e do jovem Antínoo : Roma e Grécia durante o século II d.C."
  • I Semana Acadêmica Integrada Antropologia e Arqueologia da UFPel
  • IV Encontro Discente Imagens, Trajetórias e Poder do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas
  • Minicurso ?Semana das culturas e fronteiras: da Antiguidade ao Medievo?
  • Minicurso O que fazer com essa produtividade exigida? Organização de currículo e documentação acadêmica na área de História e Arqueologia
  • Minicurso Semana das Mulheres
  • Simpósio Temático VI Entre ?Orientes? e ?Ocidentes? da História Antiga
  • XX Jornada de História Antiga ?Melodias visuais, poesias musicais: Antiguidades sonoras?, I Encontro Brasileiro de Estudos sobre a Música da Antiguidade e I Colóquio Internacional de Música Antiga e Medieval
    2018 (Total: 2)
  • Semana Infernal
  • XIX Jornada de História Antiga
    2017 (Total: 4)
  • III Colóquio do LECA
  • Quinzenão da alimentação: Da Pré-História aos nossos dias, nunca foi só comida
  • Sexualidade, tensões e conflitos pelo poder em Roma
  • XVIII Jornada de História Antiga
    2016 (Total: 5)
  • Magia e Feitiçaria na República Romana Tardia e no Principado de Augusto
  • O importante / É que emoções eu vivi... Como o amor, o medo, a ira e a melancolia nos ajudam a entender a Idade Média
  • Pipoquinha Clássica - Cia de dança afro Daniel Amaro
  • Pipoquinha Clássica - Escola Municipal de Ensino Fundamental Elberto Madruga
  • XVII Jornada de História Antiga da UFPEL
    2015 (Total: 5)
  • Pipoquinha Clássica - Ong Colmeia Movimento Solidário
  • Projeto Pipoca Clássica
  • Semana Egípcia
  • Semana Mesopotâmica
  • XVI Jornada de História Antiga
    2013 (Total: 1)
  • I Seminário Internacional de Educação Integral em Região de Fronteira: Concepções e Processos de Implementação
    2024 (Total: 6)
  • Ministrou o minicurso 'Oficina de introdução à higienização documental em acervos'
  • Ministrou o minicurso: 'Instrumentalização da pesquisa acadêmica'
  • Ministrou o minicurso: História e Arqueologia em 3D: primeiros passos para o uso de modelagem digital na pesquisa e ensino.
  • Ministrou o minicurso: Oficina de Currículo Lattes
  • Ministrou o minicurso: Workshop - Trabalhos Científicos e Normas Técnicas do Manual ABNT
  • Numismática e Gênero - Caminhos Metodológicos sobre as Cunhagens da Imperatriz Domícia Longina
    2021 (Total: 4)
  • Amor e sociedade no Mundo Antigo: o masculino e o feminino
  • Coordenadora da sessão de comunicações Homoerotismo feminino nos mundos grego e romano: sobre Safo, educação e sexualidade
  • Coordenadora da sessão de pôster 12 do Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 ? ?Lugares de fala:
  • Parecerista dos trabalhos da XXII Jornada de História Antiga da UFPel
    2020 (Total: 4)
  • Coordenadora da sessão de comunicações da Mesa 20 na XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação. Antiguidade em conexão com novos saberes
  • Coordenadora da sessão de comunicações Imaginário e Política na Antiguidade (PUC-Goiás)
  • Ministrou a oficina Mitologias ontem e hoje cidades e games
  • Parecerista dos trabalhos da Mesa 20 na XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino d
    2019 (Total: 6)
  • Coordenadora de Mesa do S.T. X Estudos de recepção da Antiguidade e do Medievo na música e literatura dos tempos modernos e contemporâneos na XX Jornada de História Antiga
  • Coordenadora de Mesa do ST IX Música, estudo e poder: mundo romano e galo-romano na XX Jornada de História Antiga
  • Coordenadora do projeto de ensino e extensão Grupo de Estudos sobre a Roma Antiga
  • Coordenou a Mesa do Simpósio Temático VI Entre ?Orientes? e ?Ocidentes? da História Antiga
  • Ministrante do projeto de ensino e extensão Grupo de Estudos sobre a Roma Antiga
  • Ministrou o minicurso O que fazer com essa produtividade exigida? Organização de currículo e documentação acadêmica na área de História e Arqueologia
    2018 (Total: 6)
  • Estágio docente na componente curricular Arqueologia II (UFPel)
  • Estágio docente na componente curricular História Antiga Ocidental (UFPel)
  • Ministrou a oficina Preenchimento de Plataforma Lattes
  • Monitoria docente na componente curricular Arqueologia II (UFPel)
  • Monitoria docente na componente curricular História Antiga Ocidental (UFPel)
  • Monitoria docente na componente curricular História Antiga Oriental (UFPel)
    2017 (Total: 6)
  • Coordenadora de Mesa IV Jornada de Estudos do Grupo de Estudos sobre o Mundo Antigo Mediterrâneo (GEMAM-UFSM)
  • Coordenadora de Mesa de comunicação III da XVIII Jornada de História Antiga
  • Coordenadora do Grupo de estudo Aspectos políticos, econômicos e sociais da Roma Antiga através das fontes da Antiguidade
  • Estágio docente na componente curricular História Antiga Ocidental (UFPel)
  • Estágio docente na componente curricular História Antiga Oriental (UFPel)
  • Ministrante do projeto de ensino e extensão Grupo de estudo Aspectos políticos, econômicos e sociais da Roma Antiga através das fontes da Antiguidade
    2016 (Total: 4)
  • Coordenadora do Grupo de estudo Aspectos políticos, econômicos e sociais da Roma Antiga através das fontes da Antiguidade
  • Estágio docente na componente curricular História Antiga Ocidental (UFPel)
  • Ministrante do projeto de ensino e extensão Grupo de estudo Aspectos políticos, econômicos e sociais da Roma Antiga através das fontes da Antiguidade
  • Monitoria do III Encontro Internacional Fronteiras e Identidades do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
    2015 (Total: 2)
  • Estágio docente na componente curricular História Antiga Ocidental (UFPel)
  • Ministrou o minicurso 'A influência da paideia grega na educação romana'
    2013 (Total: 2)
  • Monitora de minicuso do I SIEIF
  • Monitora dos relatos de experiência e apresentações de comunicação oral do I SIEIF
    2012 (Total: 2)
  • Ministrou o minicurso A plurariedade de significados das togas romanas na antiguidade e no mundo moderno
  • Ministrou o minicurso Arte é educação: uma possibilidade de ensino/aprendizagem através da experiência teatral
    2011 (Total: 1)
  • Monitora da XVII Jornada de Ensino de História e Educação
    2024 (Total: 1)
  • Agência e poder de Domícia Longina através da cultura material
    2022 (Total: 1)
  • Domícia Longina de perto: experiência e oportunidades de formação no Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior
    2021 (Total: 3)
  • Flávio Josefo e a Vita
  • O ensino através de memes nas sociedades mesopotâmicas
  • Os usos do passado: um estudo de caso sobre Valéria Messalina (25-48 d.C.)
    2020 (Total: 7)
  • 'Considerações acerca das representações do regime de Domiciano nas obras de Tácito
  • A mudança na perspectiva histórica na pandemia. Um novo olhar para o meu objeto
  • A necessidade de um melhor diálogo das traduções com os textos originais: Um estudo de caso sobre as construções moralizantes de masculinidade de Nero em Suetônio
  • Mitologias ontem e hoje cidades e games
  • Mulheres da Antiguidade na Escola
  • Notas sobre as construções narrativas de Tácito
  • Os desafios do ensino e da pesquisa na teleducação e teleformação
    2019 (Total: 16)
  • A ação política do homem aristocrata romano no século I d.C.
  • A aplicação do projeto de extensão ?A universidade vai à escola: uma experiência de professores universitários no Curso Popular Up? nos anos de 2018-2019
  • A política e o ?logos': o embate de Antígona e Creonte
  • A responsabilidade social do uso de um acervo: um estudo sobre a cerâmica etrusca de bucchero do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP
  • Ainda somos colônia de poder? Uma análise sobre gênero, raça e nacionalidade a partir das referências bibliográficas dos conteúdos programáticos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
  • Como trabalhar com a educação patrimonial produzidas nos museus em outros contextos? Uma experiência entre o Museu da Resistência de São Paulo e o Curso Pré-universitário Popular UP, Capão do Leão-RS.
  • Domícia Longina, a imperatriz consorte, 81-96 d.C.
  • Entre a Arqueologia e a História: possibilidades para pensarmos o estudo da cerâmica clássica
  • Grupo de Estudos sobre a Roma Antiga: uma possibilidade de formação durante a graduação de História
  • Nero e música: uma abordagem iconográfica das moedas romanas no Principado
  • O ?ser professor(a): a formação docência em espaço não tradicional
  • O que estamos consumindo? Uma abordagem teórica sobre colonidade de poder a partir dos conteúdos programáticos dos Programas de Pós-Graduação em História-Doutorado das Universidades Federais do Rio Grande do Sul
  • Pensando a educação como libertadora: uma proposta de oficina diaspórica em um curso popular
  • Possibilidades metodológicas para análise de histórias em quadrinhos
  • Reformas morais e a 'damnatio memoriae' durante/no Principado de Domiciano em Tácito, Suetônio e Dião Cássio
  • Uma proposta de ensino a partir da militância feminina na Ditadura de Segurança Nacional brasileira
    2018 (Total: 1)
  • A universidade vai à escola: uma experiência de professores universitários em cursos populares
    2017 (Total: 4)
  • A ação oratória nas fontes Retórica a Herênio, Do Orador e Institutio Oratoria
  • As reformas de Domiciano (81-96 d.C.).
  • Como eu cheguei em Roma
  • Domícia Longina: uma proposta de reflexão através do estudo numismático
    2016 (Total: 4)
  • A Construção narrativa de Tácito e a influência do conceito de identidade: aspectos políticos
  • A Institutio Oratória de Quintiliano, no governo de Domiciano (81-96 d.C.)
  • Aspectos pessoais da construção narrativa taciteana
  • Quintiliano: uma nota sobre a institutio oratória
    2015 (Total: 2)
  • Direito Natural versus direito positivo na obra Antígona, de Sófocles
  • O Diálogo dos Oradores, de Tácito: a caracterização da educação dos jovem aristocrata romano na transição para o Principado
    2014 (Total: 5)
  • Concepções Filosóficas e Históricas na Problematização do Meio Ambiente nos Direitos Humanos e Cidadania
  • Educação Integral: Direito e Qualidade
  • Movimento Antiglobalizante no Século XXI: Um Estudo de Caso do Fórum Social Mundial.
  • O ensino do teatro na Escola Estadual Hermes Pintos Affonso: uma oficina do Programa Mais Educação
  • Reflexões acerca do Programa Mais Educação na Cidade de Jaguarão
    2013 (Total: 1)
  • Inserção da Educação Integral nas Escolas: ampliação e qualidade
    2012 (Total: 1)
  • Iniciação à docência: a educação patrimonial no município de Jaguarão/RS
    2024 (Total: 5)
  • A construção da autonomia do estudante em um curso à distância
  • As mulheres flavianas e antoninas
  • As mulheres Júlio-claudianas
  • Domícia Longina: a imperatriz flaviana vista pela cultura material
  • Triunviratos: de Pompeu a otaviano
    2023 (Total: 1)
  • Roma e Cultura Material: Princípios Básicos para discutir Epigrafia,Estatuária e Numismática
    2022 (Total: 1)
  • Egito Romano
    2020 (Total: 2)
  • As Mulheres do Principado Romano
  • Domícia Longina, a imperatriz flaviana
    2014 (Total: 1)
  • Análise do Programa Mais Educação em Região de Fronteira Brasil e Uruguay: Estudo de Caso
    2012 (Total: 2)
  • Instabilidade, Conflitos Políticos e Relações de Poder e Influência no Processo de Consolidação do Principado Durante o Governo de Tibério César Augusto (14-37 d.C.)
  • O Principado de Tibério César Augusto Como Consolidação do Principado
    2015 (Total: 2)
  • Bancos de dados para a análise da cerâmica grega: pesquisa, elaboração, fundamentos e perspectivas
  • Pipoca Clássica
    2013 (Total: 4)
  • Educação Integral: uma análise do projeto mais educação, uma perspectiva em ação
  • Monitoria de História Antiga, Comprometimento com a Excel?ência acad?êmica.
  • Passo a Passo: instrumentalização para a implementação do Programa Mais educação nas escolas urbanas do município de Jaguarão/RS
  • Reflexões a cerca do Estágio Supervisionado III - Espaços Não Escolares: Dialogando com o Instituto histórico e Geográfico de Jaguarão
    2012 (Total: 6)
  • A Consolidação do Principado na obra de Públio Cornélio Tácito intitulada Anais.,
  • Análise da obra de Públio Cornélio Tácito, Anais e seu impacto para resolução de perguntas sobre a transição de República e Principado
  • As fronteiras no Mundo Antigo na perspectiva romana
  • Como o uso da geografia favoreceu o Império Romano
  • Leituras de Públio Cornélio Tácito e sua relevância para o estudo do Mundo Antigo
  • O Estudo da Mentalidade Grega na obra Mitologia Grega de Pierre Grimal
    2011 (Total: 2)
  • A respeito da Educação Romana na Obra de Tácito- Dialogus Oratoribus.
  • Instabilidade, conflitos políticos e relações de poder e influência no processo de consolidação do Principado durante o governo de Tibério César Augusto (14-37 d.C).
    2024 (Total: 2)
  • Domícia Longina, a esposa do imperador romano Domiciano
  • Numismática para todos - trajetórias dos pesquisadores (5) - Entrevisra com a Profa. Dra. Milena Ogawa
    2020 (Total: 1)
  • Ciclo de Estudos do LEPHAMA - As Mulheres do Principado Romano.
    2024 (Total: 1)
  • Divulgação do Curso de Grego (Pampa News - Unipampa)
    2025 (Total: 1)
  • Conselho Editorial da obra - Caderno de Resumos: XXIV Jornada de História Antiga da UFPel ? ?Essa é a mistura do Brasil com o Egito?. Homenagem a Margaret Bakos
    2024 (Total: 1)
  • Conselho Editorial do livro: Direitos Humanos no Cinema
    2025 (Total: 1)
  • Conselho Científico da obra - Caderno de Resumos: XXIV Jornada de História Antiga da UFPel ? ?Essa é a mistura do Brasil com o Egito?. Homenagem a Margaret Bakos
    2021 (Total: 3)
  • Comitê Científico do Caderno de resumos: XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade
  • Comitê Científico dos Anais do IV Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas: Imagens, Trajetórias e Poder
  • Consultoria ad hoc - conselho editorial - do Caderno de resumos: XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade
    2020 (Total: 2)
  • Comitê Científico do Caderno de resumos: XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação. Antiguidade em conexão com novos saberes
  • Consultoria ad hoc - conselho editorial - do Caderno de resumos: XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História Antiga e desafios da Teleducação. Antiguidade em conexão com novos saberes
    2025 (Total: 3)
  • Diagramação do Caderno de Resumos: XXIV Jornada de História Antiga da UFPel ? ?Essa é a mistura do Brasil com o Egito?. Homenagem a Margaret Bakos
  • Projeto gráfico do Caderno de Resumos: XXIV Jornada de História Antiga da UFPel ? ?Essa é a mistura do Brasil com o Egito?. Homenagem a Margaret Bakos
  • Supervisão editorial da obra - Caderno de Resumos: XXIV Jornada de História Antiga da UFPel ? ?Essa é a mistura do Brasil com o Egito?. Homenagem a Margaret Bakos
    2021 (Total: 7)
  • Diagramação do Caderno de resumos: XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade
  • Diagramação do livro Imagens, trajetórias e poder: pesquisa, escrita e ensino de História
  • Diagramação dos Anais do IV Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas: Imagens, Trajetórias e Poder
  • Projeto gráfico do Caderno de resumos: XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade
  • Supervisão editorial do livro Imagens, trajetórias e poder: pesquisa, escrita e ensino de História
  • Supervisão editorial do livro XXII Jornada de História Antiga da UFPel ? Gênero e Homoerotismo na Antiguidade
  • Supervisão editorial dos Anais do IV Encontro Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas: Imagens, Trajetórias e Poder
    2020 (Total: 2)
  • Diagramação do Caderno de resumos: XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História
  • Projeto gráfico do Caderno de resumos: XXI Jornada de História Antiga da UFPel ? Ensino de História
    2025 (Total: 1)
  • Parecerista de artigo científico - Revista História Hoje (Qualis A1 - ISSN 1806-3993)
    2024 (Total: 2)
  • Parecerista de artigo científico - Revista Cadernos Lepaarq (Qualis A2 - ISSN 2316-8412)
  • Parecerista do Processo avaliativo e formação de pareceristas extensionistas do Programa de Extensão Integração da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Comunidade - PEIC 2024
    2023 (Total: 1)
  • Parecerista de artigo científico - Revista Discente Ofícios de Clio, (Qualis B3 - ISSN 2527-0524)
    2022 (Total: 1)
  • Parecerista de artigo científico - Revista ENSIN@ UFMS (Qualis B2 - ISSN 2525-7056)
    2021 (Total: 2)
  • Parecerista de artigo científico - Revista TransVersos (Qualis A4 - ISSN 2179-7528)
  • Parecerista de artigo científico -Revista História em Revista - (Qualis B1 - ISSN 2596-2876)
    2020 (Total: 1)
  • Parecerista de artigo científico - Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas (Qualis A2 - ISSN 1983-7828)
    2025 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'REVISTA HISTÓRIA HOJE'
    2024 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História d'
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Estágio'
  • Revisor de periódico 'CADERNOS DO LEPAARQ (UFPEL)'
  • Revisor de periódico 'Sertão História'
    2023 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de Estágio'
  • Revisor de periódico 'Revista Discente Ofícios de Clio'
    2022 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista ENSIN@ UFMS'
    2021 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'HISTÓRIA EM REVISTA (UFPEL)'
  • Revisor de periódico 'REVISTA TRANSVERSOS'
    2020 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humana'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

Não informado