Fabiane Romano De Souza Bridi

Produção Bibliográfica

    2009 (Total: 1)
  • Educação Especial e Processos Inclusivos - Revista Reflexão & Ação (Educação Especial e Processos Inclusivos)
    2024 (Total: 2)
  • doi ISSN FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR E O ENTRELAÇAMENTO COM OS SABERES E FAZERES DA DOCÊNCIA (INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE))
  • doi ISSN Processos de avaliação dos estudantes público-alvo da Educação especial a partir atuação da equipe multiprofissionalEvaluation processes of students target audience of Special Education based on the performance of the multidisciplinary teamProcesos de ev (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
    2023 (Total: 5)
  • ISSN A articulação pedagógica no Atendimento Educacional Especializado: desafios e possibilidades (REVISTA COCAR (ONLINE))
  • ISSN A utilização do Desenho Universal para a Aprendizagem no retorno ao ensino presencial (Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE.UFES)
  • doi ISSN Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular: uma revisão integrativa de literatura (CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES)
  • doi ISSN Práticas pedagógicas em educação especial na pandemia da covid-19: uma revisão de literatura (ENSINO EM RE-VISTA)
  • ISSN Práticas pedagógicas em educação especial: ensino colaborativo e aprendizagem em grupo na sala comum (REVISTA OLHARES E TRILHAS)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN Crianças em situação de institucionalização e o rompimento dos vínculos afetivos: repercussões para a aprendizagem (CONSTRUÇÃO PSICOPEDAGÓGICA (IMPRESSO))
  • ISSN Práticas Pedagógicas e Formação Docente: reflexões sobre a educação inclusiva a partir de uma revisão sistemática (REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE)
    2021 (Total: 3)
  • doi ISSN Educação especial: desafios e possibilidades da articulação pedagógica (REVISTA EDUCAÇÃO, ARTES E INCLUSÃO)
  • doi ISSN Educação Inclusiva e formação inicial de professores (REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE))
  • doi ISSN O ensino colaborativo como possibilidade para a promoção de práticas pedagógicas em um contexto educacional inclusivo. (CADERNOS DO APLICAÇÃO (UFRGS))
    2020 (Total: 3)
  • doi ISSN Aprendizagem e prática pedagógica: processos formativos com docentes do sul do Brasil (Revista de Educação Pública)
  • ISSN Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil (ISSN: 2359-232X) (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • doi ISSN Políticas públicas de ensino superior no Brasil: um olhar sobre o acesso e a inclusão social (REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO)
    2019 (Total: 1)
  • doi ISSN O ensino colaborativo e a gestão das práticas pedagógicas: avaliando efeitos (School management interfaces: collaborative teaching and the management of pedagogical practices) (REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS))
    2018 (Total: 1)
  • doi ISSN Avaliação em larga escala em tempos de políticas de educação inclusiva (REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL)
    2016 (Total: 1)
  • doi ISSN INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL (Journal of Research in Special Educational Needs)
    2014 (Total: 2)
  • ISSN Atos de ler a Educação Especial na Educação Infantil: reordenações políticas e os serviços educacionais Especializados (Educação e Realidade)
  • ISSN Deficiência Mental: o que dizem os manuais diagnósticos (Revista Educação Especial (UFSM))
    2013 (Total: 2)
  • ISSN Capacitação profissional dos docentes em relação aos alunos com necessidades especiais (REGAE - Revista de Gestão e Avaliação Educacional)
  • ISSN Os alunos da Educação Especial e a passagem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental (POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul))
    2012 (Total: 1)
  • ISSN Avaliação inicial no atendimento educacional especializado: dilemas e consequências (Revista Educação Especial (Online))
    2011 (Total: 1)
  • ISSN Formação continuada em educação especial: o atendimento educacional especializado (POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul))
    2009 (Total: 2)
  • ISSN Atendimento Educacional Especializado (Reflexão e Ação (Online))
  • ISSN Formação de professores: uma análise preliminar do Programa Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Reflexão e Ação (Online))
    2006 (Total: 1)
  • ISSN Um breve olhar sobre o Início e a História da Educação Especial: da produção de espaços especiais a construção de uma escola inclusiva (Revista Litterarius (Santa Maria))
    2001 (Total: 1)
  • ISSN A evolução histórica do curso de especialização em Psicopedagogia do Centro Universitário Franciscano (Disciplinarum Scientia. Série Ciências Sociais e Humanas (Cessou em 2002. Cont. 1981-1381 Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas))
    1998 (Total: 1)
  • A experiência Estética no Jogo Teatral com portadores de necessidades especiais (Conheça Sua Universidade de Perto)
    2024 (Total: 1)
  • O ensino colaborativo como prática pedagógica: um estudo de caso (Práticas de Ensino Colaborativo para alunos com deficiência, surdez e autismo)
    2021 (Total: 1)
  • Práticas Pedagógicas em Educação Especial: Relatos de uma Experiência em um Instituto Federal (Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica)
    2020 (Total: 1)
  • Ação formativa em serviço e as práticas pedagógicas em uma escola municipal de Santa Maria (Pesquisa aplicada e implicada: políticas e gestão da educação básica e superior.)
    2019 (Total: 6)
  • Acesso e permanência de estudantes público-alvo da educação especial na Pós-Graduação: uma revisão sistemática (Pautando a efetividade da produção científica em ações afirmativas: Programa Pré-Acadêmico Abdias Nascimento)
  • Atendimento educacional especializado (AEE) no contexto escolar. (Práticas educacionais inclusivas na educação básica)
  • Percursos formativos de acadêmicos cotistas com deficiência na Universidade Federal de Santa Maria (Promoção da aprendizagem e tecnologias educacionais: aprendizagem no ensino superior, acessibilidade e ações afirmativas)
  • PNAIC: um olhar para os alunos com dificuldades de no processo de aprendizagem (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.)
  • Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental (Agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação.)
  • Práticas pedagógicas inclusivas: aproximações entre educação especial e educação matemática (Práticas educacionais inclusivas na educação básica)
    2018 (Total: 5)
  • Abuso e negligência na infância: efeitos neurobiológicos e na aprendizagem (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Aprendizagem e Intervenção Terapêutica (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Epilepsia do lobo temporal, memória e suas relações com a aprendizagem (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Inclusão Escolar e o profissional de apoio/monitor: o contexto de uma rede privada de ensino (Caminhos possíveis à inclusão: educação especial: novos prismas)
  • Intervenções terapêuticas que promovem o desenvolvimento sináptico (Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
    2017 (Total: 3)
  • A produção diagnóstica da deficiência mental/intelectual no contexto escolar (Deficiência Mental e Deficiência Intelectual em Debate)
  • Compreensões acerca da deficiência intelectual e seus possíveis efeitos no processo de identificação dos alunos (Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte)
  • Construindo possibilidades de comunicação alternativa (Atendimento Educacional Especializado: Estado da Arte)
    2016 (Total: 2)
  • A Educação Especial nas redes municipais de ensino de Porto Alegre e Santa Maria - RS: uma análise preliminar (Conselhos Municipais de Educação: configurações e (re) articulações no campo das políticas e gestão educacional)
  • Desenhando um mapa: a invenção de "possíveis" no espaço escolar (Rede de Oficinandos na Saúde e na Educação: experiências que configuram formas de convivência)
    2015 (Total: 9)
  • Apresentação (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e intervenção psicopedagógica: fragmentos de um caso (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Avaliação e atendimento educacional especializado: enfoques e práticas pedagógicas (Avaliação: reflexões sobre o processo avaliativo no atendimento educacional especializado)
  • Contornos de uma experiência de inclusão escolar: possíveis ações do atendimento educacional especializado (Atendimento educacional especializado: práticas pedagógicas na sala de recursos multifuncional)
  • Educação especial, formação continuada e educação à distância: o que tem sido produzido no âmbito acadêmico? (Pesquisa em Educação Especial: referências, percursos e abordagens)
  • Elementos neuropsicológicos do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da educação especial (Escolarização e deficiência: configurações nas políticas de inclusão escolar)
  • Por entre fábulas, rãs e grilos: sobre as possibilidades criativas do espaço psicopedagógico (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
  • Sobre o aprender e sua relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia (Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar)
    2014 (Total: 1)
  • A importância da formação para a qualidade da prática docente (Atendimento educacional especializado no Brasil: relatos de experiência profissional de professores e sua formação)
    2013 (Total: 2)
  • Cognição, representação e afeto: elementos para a compreensão da aprendizagem no ensino superior (Aprendizagem no Ensino Superior)
  • Ser e ter: as relações em cena (Cinema e deficiência: a invenção da diferença)
    2012 (Total: 2)
  • Formação continuada em Educação Especial: o atendimento educacional especializado (Educação Inclusiva: políticas, pesquisa e formação)
  • Psicanálise, psicopedagogia e educação especial: diálogos sobre a função constitutiva da escola e da educação para alunos com transtornos globais do desenvolvimento (Educação especial e educação inclusiva: conhecimento, experiências e formação)
    2011 (Total: 3)
  • In(ex)clusão e práticas educativas (Pesquisa, política e formação de professores: distintos olhares)
  • Processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial: implicações no contexto escolar (Políticas de inclusão: gerenciando riscos e governando as diferenças)
  • Psicanálise, psicopedagogia e educação especial: diálogos sobre a função constitutiva da escola e da educação para alunos com transtornos globais do desenvolvimento (Educação especial e educação inclusiva: conhecimento, experiências e formação)
    2008 (Total: 1)
  • Apoio Psicopedagógico ao Discente (Aprendizagem - Tempos e Espaços do Aprender)
    2006 (Total: 1)
  • Educação e Autismo: as sutilezas e as possibilidades do processo inclusivo (Experiências Educacionais Inclusivas - Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade)
    2004 (Total: 1)
  • Representações sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades (Produção Científica do Curso de Especialização em Educação Especial - 1993-2004)
    2001 (Total: 2)
  • Educação Especial na UFSM: trajetória histórica na formação de recursos humanos (Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de Down: implicações psicossociais (Perspectivas Multidisciplinares em Educação Especial II)
    2008 (Total: 1)
  • Aprendizagem - Tempos e Espaços do Aprender
    2009 (Total: 1)
  • Revista Reflexão & Ação
    2018 (Total: 1)
  • Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar
    2015 (Total: 1)
  • Neurologia e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar
    2005 (Total: 1)
  • Pesquisa Educacional I
    2004 (Total: 1)
  • O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
    2002 (Total: 2)
  • Representações Sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades
  • Tessituras Institucionais: Um olhar sobre as configurações do espaço escolar
    2021 (Total: 1)
  • Medicalização, medicamentalização e escola: conexões iniciais (Fármacos, remédios e medicamentos: o que a Educação tem com isso?)
    2020 (Total: 1)
  • Docência e Inclusão escolar: percursos de formação e pesquisa (Docência e Inclusão escolar: percursos de formação e pesquisa)
    2015 (Total: 1)
  • Portfólios de materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento educacional especializado (Portfólios de materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento educacional especializado)
    2007 (Total: 1)
  • Psicopedagogia Clínica (Diário de Santa Maria - Caderno Saúde)
    1998 (Total: 1)
  • Para ser um circo só falta o picadeiro (Jornal A Razão)
    2017 (Total: 1)
  • ISSN Neurologia, aprendizagem e intervenção psicopedagógica (Revista Pátio)
    2008 (Total: 1)
  • Dislalia e Dislexia (Saúde Interativa)
    2023 (Total: 4)
  • O Ensino Colaborativo como prática pedagógica: um estudo de caso (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Oficinas pedagógicas como espaço formativo docente: reflexões sobre a escolarização e a inclusão (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Processos formativos: mobilizações para práticas inclusivas (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
  • Relato de Experiência: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal de Santa Maria (10º Congresso Brasileiro de Educação Especial)
    2019 (Total: 4)
  • Desafios e perspectivas do atendimento educacional especializado no projeto político pedagógico (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • Interfaces dos processos formativos docentes: revisão sistemática sobre o perfil dos acadêmicos de licenciatura (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • Políticas Públicas de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas de Manaus (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
  • Práticas pedagógicas em educação especial, funções psicológicas superiores e habilidades cognitivas (Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar)
    2017 (Total: 4)
  • Classes Especiais: fatores que contribuem para a sua permanência em tempos de inclusão escolar. (38ª Reunião Nacional da Anped - Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência)
  • Permanência das classes especiais: contextualizando o diagnóstico clínico (I Seminário Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva)
  • Permanência das Classes Especiais: contextualizando as práticas pedagógicas (IV Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Pibid/Educação Especial e o processo formativo (IV Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
    2016 (Total: 3)
  • A Atuação do profissional de apoio/monitor na rede privada de ensino (XI Reunião Científica Regional da Anped Sul)
  • O contexto das classes especiais: diagnóstico em questão (III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Participação dos alunos público-alvo da educação especial nas avaliações em larga escala (III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas)
    2015 (Total: 2)
  • Interfaces da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS: Reflexões com base no Censo Escolar (II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Reflexões Iniciais sobre o Atendimento Educacional Especializado para Educação Infantil (II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas)
    2014 (Total: 4)
  • A educação especial nas redes municipais de ensino de Porto Alegre e Santa Maria: uma análise preliminar (X AnpedSul)
  • Atendimento Educacional Especializado: uma análise de dissertações e teses produzidas nos anos de 2008 a 2012. (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Dados do Censo Escolar MEC/INEP: contextualizando a educação especial na rede municipal de Santa Maria/RS. (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
  • Relato de experiência sobre o atendimento educacional especializado no contexto do PIBID/Educação Especial-UFSM (VI Congresso Brasileiro de Educação Especial e IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação Especial)
    2013 (Total: 2)
  • Atendimento Educacional Especializado e Educação Infantil no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria (I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, política, formação e práticas pedagógicas)
  • Deficiência Mental: possíveis leituras a partir dos manuais diagnósticos (36 Reunião Nacional da Anped. Sistema nacional de educação e participação popular: desafios educacionais para as políticas educacionais)
    2012 (Total: 3)
  • A formação continuada em educação especial para o atendimento educacional especializado (XVI Endipe)
  • A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado (35º Reunião anual da ANPEd)
  • Deficiência mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer (IX AnpedSul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul)
    2011 (Total: 1)
  • Analise preliminar sobre os processos de identificação dos alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado (VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial - Prática Pedagógica na Educação Especial: multiplicidade do atendimento educacional especializado)
    2010 (Total: 2)
  • Implicações acerca dos processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial no contexto escolar (VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul)
  • Políticas de Inclusão Escolar, Diagnóstico e Sujeitos da Educação Especial (I Seminário de Políticas Públicas de Inclusão Escolar do Rio Grande do Sul)
    2009 (Total: 1)
  • Discussões iniciais sobre a formação de professores para o atendimento educacional especializado (V Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Formação de Professores em Foco)
    2008 (Total: 2)
  • Inclusão: Questões emergentes no contexto escolar (IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Conhecimento e Margens)
  • Os enunciados das políticas de inclusão: uma leitura da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS (VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - ANPEDSul)
    2006 (Total: 1)
  • As diferenças configurando os espaços escolares ou ... os espaços escolares produzindo as diferenças? (VI Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul e III Seminário dos Secretários dos Programas de Pós-Graduação em Educação)
    2005 (Total: 1)
  • O brincar como uma forma de desenvolvimento global das crianças com Síndrome de Down (IV Seminário Regional e I Seminário Nacional de Formação de Professores)
    2019 (Total: 9)
  • Análise preliminar das produções acadêmicas sobre deficiência intelectual e o pacto nacional de alfabetização na idade certa (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Deficiência intelectual: a inserção de alunos sem diagnóstico clínico no censo escolar (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Efeitos da articulação pedagógica para a formação inicial em educação especial (XI Seminário de Educação Especial II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Gestão das práticas pedagógicas posterior a experiência de ensino colaborativo: avaliando a existência de efeitos (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • O ensino colaborativo e a formação docente inicial: um estado da arte (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Pacto Nacional de Alfabetização na idade certa: relações com o processo de identificação de alunos público-alvo da educação especial (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
  • Profissional de apoio/monitor: que sujeito é este e que papel está ocupando na escola privada? (XI Seminário de Educação Especial; II Seminário Latino-Americano de Educação Especial)
    2018 (Total: 6)
  • Participação das professoras da educação especial na gestão escolar (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • PNAIC: um olhar para os alunos com fragilidades no processo de aprendizagem escolar (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e práticas contemporâneas em educação)
  • Possibilidades de construção de conhecimentos sobre a educação especial nas licenciaturas: recomendações legais (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e práticas contemporâneas em educação)
  • Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação básica e superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Problematizações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das classes especiais (V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
  • Um estudo sobre índices de retenção e evasão nos anos finais do ensino fundamental de uma escola rural (VI Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior: agendas políticas globais e locais e as práticas contemporâneas em educação)
    2014 (Total: 2)
  • A produção do conhecimento sobre o atendimento educacional especializado: uma análise de dissertações e teses nos anos de 2008 a 2012. (XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
  • Censo Escolar MEC/INEP: dados da Educação Especial no contexto da Rede Municipal de Santa Maria/RS (XXVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS)
    2012 (Total: 1)
  • A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do Atendimento Educacional Especializado (35º Reunião anual da ANPEd)
    2009 (Total: 2)
  • A Intervenção psicopedagógica como um espaço de construtividade (VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - Psicopedagogia: Entre a Ciência e a Experiência)
  • Interfaces: Psicopedagogia, psicologia e a construção do conhecimento (VIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia - Psicopedagogia: Entre a ciência e a Experiência)
    2007 (Total: 2)
  • Atraso Neuropsicomotor: uma intervenção psicopedagógica (19º Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
  • Autismo e Inclusão Escolar: um estudo de casos e de viabilidades (19º Congresso da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
    2006 (Total: 3)
  • A construção de possibilidades na relação entre educação e autismo (III Fórum Nacional de Educação)
  • Hiperatividade, agressividade e indisciplina (VI Congresso Internacional de Educação Popular e XV Seminário de Educação Popular)
  • O brincar e o brinquedo na estimulação essencial de crianças com Síndrome de Down (VI Congresso Internacional de Educação Popular/ XV Seminário de Educação Popular)
    2003 (Total: 1)
  • O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares (XII Encontro Nacional ABRAPSO)
    2001 (Total: 3)
  • Apoio Pedagógico Complementar (XX Congresso Nacional das APAEs)
  • Co-construção de Aprendizagem na relação familiar (XX Congresso Nacional das APAEs)
  • Sexualidade da adolescencia: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down (XX Congresso Nacional das APAEs)
    2000 (Total: 2)
  • A aprendizagem através da psicomotricidade (VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
  • A trajetória histórica da formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (VIII Jornadas Transandinas de Aprendizagem - Educação e Trabalho no Contexto da Globalização)
    1999 (Total: 15)
  • A evolução histórica da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (V Seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • A formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A importância da Psicomotricidade no processo de alfabetização dos alunos (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • A influência da atividade lúdica no processo de aprendizagem (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • A psicomotricidade e sua importância no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • A psicomotricidade e suas implicações na aprendizagem (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • Ações de Construção de Cidadania (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • As implicações da psicomotricidade na aprendizagem (V seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Educação Especial na UFSM: trajetória histórica na formação de recursos humanos (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
  • Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul (PR, SC e RS) (Programa de Licenciaturas - PROLICEN 99)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down: implicações psicossociais (V seminário de Iniciação Cientifica e IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down. Um estudo de caso (XI Salão e VIII Feira de Iniciação Científica)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de Down: implicações psicossociais (II Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial)
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down (XIV Jornada Acadêmica Integrada)
    1998 (Total: 1)
  • O Clown como metodologia de trabalho com portadores de necessidades especiais (II Congresso Internacional de Educação Infantil do Mercosul)
    1997 (Total: 1)
  • A experiência estética no jogo teatral com portadores de necessidades especiais (III Seminário de Iniciação Científica Ensino, Pesquisa e Extensão)
    2014 (Total: 4)
  • Dados da Educação Especial com base nas informações do Censo Escolar MEC/INEP (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • O atendimento educacional especializado no contexto do PIBID Educação Especial ? UFSM. (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Práticas pedagógicas em Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar ? PIBID/UFSM (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
  • Uma análise de dissertações e teses nos anos de 2008 a 2012 sobre o atendimento educacional especializado (29ª Jornada Acadêmica Integrada)
    2009 (Total: 1)
  • Projetos de trabalhos como possibilidade de inclusão escolar (V Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva)

Produção Técnica

    2024 (Total: 1)
  • I Congresso Internacional de Educação Especial
    2018 (Total: 1)
  • I Jornada sobre a Infância: aprendendo sobre o aprender
    2015 (Total: 1)
  • II Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
    2014 (Total: 3)
  • Autoavaliação Institucional 2014
  • I Seminário PIBID/Educação Especial/UFSM
  • Seminário Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação Especial
    2010 (Total: 2)
  • Membro da Comissão Organizadora do XIX Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS; VI Mostra de Estudantes de Psicopedagogia do RS
  • Membro da Coordenação do Colóquio Estudos de Caso em Psicopedagogia
    2009 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do XVIII Encontro Estadual de Psicopedagogos do RS; V Mostra de Estudantes de Psicopedagogia do RS e I Encontro Mercosul de Psicopedagogia
    2014 (Total: 1)
  • Ciclos de Debates sobre Avaliação Institucional
    2013 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do I Seminário Aprendizagem no Ensino Superior
    2010 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora do VI Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva
    2008 (Total: 1)
  • Coordenação do Curso para Capacitação de Professores em Deficiência Mental para professores da rede municipal de ensino
    2007 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Coordenadora do Projeto Educar na Diversidade
    2003 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora da 1ª Jornada da Clínica Maud Mannoni: Cenas da Infância atual: a família, a escola e a clínica
    1999 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Científica do Seminário Temas Educacionais: interfaces com a Educação Especial - Módulos I, II, III e IV
    1997 (Total: 1)
  • Membro da Comissão Organizadora dos Cursos de Clown (Síndrome de down) e Treinamento Básico do Ator
    2018 (Total: 1)
  • Metodologia da Pesquisa no Curso de Formação Pré-acadêmica de acesso à Pós-Graduação Abdias Nascimento do Programa de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e da
    2017 (Total: 1)
  • Metodologia da Pesquisa no Curso de Formação Pré-acadêmica de acesso à Pós-Graduação Abdias Nascimento do Programa de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC) e da
    2013 (Total: 2)
  • Minicurso: Estratégia e estilos de aprendizagem
  • Minicurso: O uso das provas piagetianas na avaliação da aprendizagem
    2012 (Total: 2)
  • Dossiê Temático: Avaliação na Educação Especial, vol.25.
  • O trabalho interdisciplinar na Educação Especial
    2010 (Total: 2)
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado
  • Mini curso - Autismo e Educação
    2009 (Total: 1)
  • Curso de Atendimento Educacional Especializado
    2007 (Total: 3)
  • Assessoria à Escola de Educação Especial: Tempo de Aprender
  • Fundamentos da educação inclusiva - princípios e políticas públicas
  • Muni curso: Intervenção psicopedagógica em crianças com transtornos graves de desenvolvimento
    2006 (Total: 1)
  • Aspectos históricos, bio-psico-sociais e educacionais da deficiência mental
    2005 (Total: 1)
  • Mini Curso Hiperatividade, agressividade e indisciplina
    2004 (Total: 1)
  • Educação Inclusiva
    2024 (Total: 5)
  • As relações entre a metodologia montessoriana e as práticas pedagógicas colaborativas
  • Contexto Pós-pandemia: uma análise da produção diagnóstica das crianças e dos processos de formação de professores
  • Docência compartilhada e currículo acessível: uma análise da produção bibliográfica e dos processos formativos dos professores
  • Investimento Pedagógico e a construção de novas formas de ser e estar na escola: um relato de experiência
  • Práticas Pedagógicas construídas a partir da presença do profissional de apoio como forma de acessibilidade
    2023 (Total: 6)
  • A memória e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem: um conhecimento construído na disciplina de aprendizagem e cognição
  • Ensino colaborativo como uma prática pedagógica: um estudo de caso
  • Oficinas pedagógicas como espaço formativo docente: reflexões sobre a escolarização e a inclusão
  • Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental
  • Processos formativos: mobilizações para práticas inclusivas
  • Relato de experiência: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria
    2019 (Total: 3)
  • Ação formativa em serviço: uma proposta para qualificar as práticas pedagógicas
  • Concepções de aprendizagem: práticas pedagógicas e a produção do fracasso escolar
  • Refletindo sobre as produções da Educação Especial a partir da Revisão Sistemática
    2018 (Total: 7)
  • Estado da arte acerca das práticas pedagógicas em educação especial
  • Formação inicial e a construção do conhecimento sobre a educação especial: um olhar sobre os cursos de licenciatura
  • Participação das Professoras da Educação Especial na Gestão Escola
  • PNAIC: um olhar para os alunos com dificuldades de aprendizagem
  • Possibilidades de construção de conhecimento sobre a educação especial nas licenciaturas: Recomendações legais
  • Práticas pedagógicas (inclusivas) nas aulas de línguas nos anos finais do ensino fundamental
  • Problematizações acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das classes especiais
    2017 (Total: 4)
  • Classes especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
  • Classes Especiais: fatores que contribuem para a sua permanência em tempos de inclusão escolar.
  • Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa e alunos em situação de não aprendizagem
  • Permanência das classes especiais: contextualizando o diagnóstico clínico.
    2016 (Total: 1)
  • Influências das práticas colaborativas no âmbito do projeto PIBID/Educação Especial para a formação inicial.
    2015 (Total: 2)
  • Construção das funções psicológicas superiores por estudantes com dificuldades de aprendizagem por meio de atividades no atendimento educacional especializado
  • PIBID e ensino colaborativo: interlocuções entre a educação especial e o ensino comum
    2013 (Total: 1)
  • Deficiência Mental: possíveis leituras a partir dos manuais diagnósticos
    2012 (Total: 3)
  • A formação continuada em educação especial para o atendimento educacional especializado.
  • A produção diagnóstica de alunos com deficiência mental no contexto do Atendimento Educacional Especializado
  • Deficiência mental e pesquisa: atualidades e modos de conhecer
    2011 (Total: 1)
  • Analise preliminar sobre os processos de identificação dos alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado
    2010 (Total: 1)
  • Implicações acerca dos processos diagnósticos e de identificação dos alunos da educação especial no contexto escolar
    2009 (Total: 1)
  • A intervenção da superproteção materna na aprendizagem
    2008 (Total: 2)
  • Inclusão: Questões emergentes no contexto escolar
  • Os enunciados das políticas de inclusão: uma leitura da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS
    2007 (Total: 2)
  • Atraso Neuropsicomotor: uma intervenção psicopedagógica
  • Autismo e Inclusão Escolar: um estudo de casos e de viabilidades
    2006 (Total: 3)
  • A construção de possibilidades na relação entre educação e autismo
  • Apoio Psicopedagógico ao Discente
  • As diferenças configurando os espaços escolares ou ... os espaços escolares produzindo as diferenças?
    2005 (Total: 2)
  • O brincar como uma forma de desenvolvimento global das crianças com síndrome de Down
  • O brincar e o brinquedo na estimulação essencial de crianças com síndrome de Down
    2003 (Total: 1)
  • O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
    2001 (Total: 3)
  • Apoio pedagógico complementar
  • Co-construção da aprendizagem na relação familiar
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de Down
    2000 (Total: 7)
  • A aprendizagem através da psicomotricidade
  • A importância da psicomotricidade na prática do professor
  • A influência da psicomotricidade na construção da aprendizagem dos alunos
  • A prática psicomotora como impulsionadora do processo de alfabetização dos alunos com dificuldades de aprendizagem
  • A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
  • Educação Especial: um resgate histórico na formação de recursos humanos
  • Formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
    1999 (Total: 18)
  • A evolução histórica da Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
  • A formação de recursos humanos em educação especial na Universidade Federal de Santa Maria
  • A formação de recursos humanos em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria
  • A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização dos alunos
  • A influência da atividade lúdica no processo de aprendizagem
  • A psicomotricidade e o processo de alfabetização
  • A psicomotricidade e sua importância no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem
  • A psicomotricidade e suas implicações na aprendizagem
  • A trajetória histórica na formação de recursos humanos em Educação Especial na UFSM
  • Ações de construção de cidadania
  • As implicações da psicomotricidade na aprendizagem
  • Educação Especial na UFSM: Trajetória histórica na formação de recursos humanos
  • Os portadores de necessidades especiais: fórum permanente das Instituições de Ensino Superior/Região Sul
  • Os portadores de necessidades especiais: Fórum permanente das Instituições de Ensino Superior, Região Sul (PR,RS,SC)
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down - um estudo de caso
  • Sexualidade do adolescente com síndrome de down: implicações psicossociais
  • Sexualidade na adolescência: implicações psicossociais em indivíduos com síndrome de down
  • Um estudo sobre a sexualidade do adolescente com Síndrome de Down
    1998 (Total: 1)
  • O Clown como metodologia de trabalho com portadores de necessidades especiais
    2024 (Total: 3)
  • Aprendizagem e Dislexia
  • Docência na Educação Especial: diferentes espaços de atuação pedagógica na Educação Básica
  • O Clínico e o Pedagógico: velhos dilemas, novos desafios
    2023 (Total: 6)
  • A Avaliação na Educação Básica: pressupostos teóricos
  • Acessibilidade: inventar tecnologias a serviço da ética da inclusão
  • Dimensões da Avaliação na Educação Especial
  • Educação Especial, Inclusão e Práticas pedagógicas acessíveis
  • Educação Especial, Inclusão Escolar e Práticas Pedagógicas
  • Educação Especial, Inclusão Escolar e Práticas pedagógicas
    2022 (Total: 5)
  • Avaliação em Educação Especial
  • Avaliação em Educação Especial e suas relações com os anos finais do ensino fundamental
  • Escola Inclusiva: Práticas Pedagógicas, trabalho articulado e processos avaliativos
  • O parecer pedagógico como dispositivo de inclusão escolar
  • Práticas Pedagógicas e Processos avaliativos na perspectiva de uma educação para todos
    2013 (Total: 1)
  • A Conjuntura da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: saberes que compõe a Educação Especial: do clínico, do psicológico e da pedagógico
    2012 (Total: 1)
  • Trabalho Interdisciplinar na Educação especial
    2011 (Total: 1)
  • Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da Educação Especial no contexto escolar
    2010 (Total: 3)
  • Acesso, permanência e aprendizagem na perspectiva inclusiva
  • Políticas de inclusão escolar, diagnóstico e sujeitos da Educação Especial
  • Vivendo a aprendendo: as vozes da ABPp RS
    2009 (Total: 1)
  • Tramas da aprendizagem
    2008 (Total: 3)
  • Abordagem interdisciplinar em Educação Especial
  • Deficiência Mental
  • Psicopedagogia, processos de aprendizagem e inclusão
    2007 (Total: 4)
  • Contribuições da psicopedagogia para o desenvolvimento neuropsicomotor: fragmentos de um estudo de caso
  • Educação inclusiva
  • Exibição do documentário:Nascidos em Bordéis
  • Relações Psicopedagógicas do Processo Ensino Aprendizagem
    2006 (Total: 2)
  • Aspectos conceituais, cognitivos e educacionias da deficiência mental
  • Uma compreensão clinica sobre as dificuldades de aprendizagem
    2005 (Total: 4)
  • Dificuldade de aprendizagem e o processo de inclusão
  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Hiperatividade, agressividade e indisciplina
  • Inclusão e atendimento especializado para alunos com deficiência mental
    2004 (Total: 3)
  • A formação e a atuação profissional de egressos dos cursos de Educação Especial da UFSM
  • Diagnóstico da atuação psicopedagógica em Santa Maria
  • Palestrante no Curso de Capacitação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: direito à diversidade
    2003 (Total: 3)
  • Educação Inclusiva
  • Os aspectos instrumentais à luz dos diferentes tempos da subjetivação na criança pequena
  • Práticas Educativas: Saberes, contextos e diversidade
    2002 (Total: 1)
  • Dificuldades de aprendizagem e intervenção pedagógica
    2001 (Total: 1)
  • Motivação e auto-estima na ação pedagógica e sua relação com a construção da aprendizagem
    2012 (Total: 1)
  • Nado adaptado: uma possibilidade de atendimento a partir de uma perspectiva educacional
    2009 (Total: 1)
  • A Intervenção psicopedagógica como um espaço de construtividade
    2018 (Total: 1)
  • Processos formativos em Educação Especial
    2017 (Total: 1)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contexto escolar
    2016 (Total: 2)
  • Intellectual disability and schooling in special classes
  • School census and intellectual disability: criteria for inserting students with no clinical diagnosis
    2015 (Total: 8)
  • Atraso neuropsicomotor e suas manifestações no processo de aprendizagem: relato de interveção clínica
  • Ensino Colaborativo: uma proposta de intervenção na sala de aula comum de ensino com uma aluna com deficiência intelectual.
  • Iniciação à docência na educação especial
  • Interlocuções entre Educação Especial e Ensino Comum por meio do PIBID/Educação Especial
  • O profissional de apoio no contexto da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS
  • Os avanços no ensino colaborativo em uma turma do 9º ano através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência ? Educação Especial
  • Paralisia Cerebral e intervenção psicopedagógica através da contação de histórias: efeitos terapêuticos
  • PIBID e Atendimento edm Educação Especial: ações de iniciação à docência no contexto escolar
    2009 (Total: 8)
  • A relação entre o estressor familiar
  • Adoção: os reflexos dos segredos de família no processo de aprendizagem
  • Dificuldades de aprendizagem no contexto do alcoolismo parental: possibilidades de um diálogo saudável
  • Institucionalização de crianças e sua interferência na aprendizagem
  • Interfaces: Psicopedagogia, psicologia e construção do conhecimento
  • Projetos de trabalhos como possibilidade de inclusão escolar
  • Relações entre família e instituição escolar e suas repercussões na aprendizagem
  • Separação dos pais: interferências na aprendizagem escolar
    2012 (Total: 1)
  • Coordenadora do Painel no I Seminário de Psicopedagogia: Aprendizagem em Cena
    2023 (Total: 2)
  • Desenho Universal para a Aprendizagem ? Da Teoria à Prática Pedagógica.
  • Inspirações para o Ensino Colaborativo.
    2022 (Total: 1)
  • Orientações para a implementação de grupos de pais para pais e mães de crianças com autismo
    2022 (Total: 1)
  • Relatório técnico do Projeto de Pesquisa Educação Especial: formação e práticas pedagógicas
    2005 (Total: 1)
  • Fiscal Master na Sala Especial (candidato com dislexia), na fiscalização do Concurso Vestibular.
    2017 (Total: 1)
  • Membro do Comitê Científico do o 1º Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em questão,
    2015 (Total: 1)
  • Consultora Ad Hoc do GT15 - Educação Especial da 37ª Reunião Científica da Anped.
    2012 (Total: 1)
  • Membro do Comitê Científico do III Seminário Internacional de Gestão Educacional
    2010 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clinica e Institucional. 2ed.
    2008 (Total: 1)
  • Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Psicopedagogia - Abordagens Clinica e Institucional. 1ed.
    2006 (Total: 1)
  • Elaborou o Projeto e Implantou o Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Discente na Faculdade Palotina de Santa Maria
    2002 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto intitulado O lugar das diferenças e a configuração dos espaços escolares
    2001 (Total: 1)
  • Elaboração do Projeto intitulado Representações sociais e crianças deficientes mentais: discutindo possibilidades
    2025 (Total: 1)
  • Representante do GT15 - Educação Especial da Anped para o Grupo de Trabalho (GT) Crianças de Zero a Três Anos (Atenção Precoce),
    2024 (Total: 2)
  • Coordenação da Sessão de Apresentação de Trabalhos do Eixo Temático 22 - Educação Especial durante na XV Reunião Regional da ANPEd Sul
  • Coordenadora do Eixo 22 - Educação Especial da XV Anped Sul
    2022 (Total: 5)
  • Avaliação na Educação Especial
  • Coordenadora do Eixo 22 - Educação Especial da XIV Anped Sul
  • Educação Inclusiva
  • Escola inclusiva: práticas pedagógicas, trabalho articulado e processos avaliativos
  • O parecer pedagógico como dispositivo de inclusão escolar
    1999 (Total: 1)
  • Bolsista do Programa de Licenciaturas - PROLICEN/99 no Projeto intitulado Os portadores de necessidades especiais: Fórum permanente das Instituições de Ensino Superior, Região Sul (PR, SC e RS)
    2024 (Total: 1)
  • Membro externo da Comissão de credenciamento de novos professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGSed
    2023 (Total: 2)
  • Membro externo da Comissão de credenciamento de novos professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGSed
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2022 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2021 (Total: 3)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial (Parecer 67106)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial (Parecer 67647)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2020 (Total: 2)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Psicopedagogia
    2019 (Total: 4)
  • Parecerista Ad-Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar.
  • Parecerista Ad-Hoc da Revista Brasileira de Educação
  • Parecerista Ad-Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 38412)
  • Parecerista Ad-Hoc na análise de artigos submetidos para a chamada do prêmio ?melhores artigos produzidos a partir de teses e dissertações na área de Educação Especial?, organizado pelos Comitês Editoriais da Revista Brasileira de Educação Especial e da
    2018 (Total: 1)
  • Parecerista Ad Hoc da XII Anped Sul
    2017 (Total: 6)
  • Membro da Comissão Científica do II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
  • Membro da Comissão Científica do V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, III Encontro de Políticas e Processos de Educação Superior e XI Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional da UFSM
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar.
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Reflexão & Ação da UNISC
  • Parecerista Ad Hoc do GT15-Educação Especial na 38º Reunião Nacional da Anped
  • Parecerista de trabalhos submetidos para apresentação no XI Seminário de Educação Especial e II Seminário Latino-Americano de Educação Especial
    2015 (Total: 5)
  • Membro da Comissão Científica do II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II Seminário de Acessibilidade
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação - PUCRS
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 14778)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar
  • Parecerista Ad Hoc do GT15-Educação Especial na 37º Reunião Nacional da Anped
    2014 (Total: 3)
  • Consultora Científica para a Revista de Educação Pública
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 13367)
  • Parecerista Ad Hoc da Revista Eletrônica de Educação - REVEDUC. São Carlos/UFSCar
    2013 (Total: 1)
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 8204)
    2012 (Total: 2)
  • Parecerista Ad hoc da Revista Educação Especial/UFSM (Parecer 5058)
  • Parecerista Ad Hoc da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do gabinete de Projetos do Centro de Educação
    2025 (Total: 9)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Práxis Educativa'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2024 (Total: 9)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Práxis Educativa'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2023 (Total: 9)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Práxis Educativa'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2022 (Total: 8)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2021 (Total: 8)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2020 (Total: 8)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
  • Revisor de periódico 'Revista Psicopedagogia'
    2019 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2018 (Total: 7)
  • Revisor de periódico 'EDUCAÇÃO E PESQUISA'
  • Revisor de periódico 'Revista Brasileira de Educação'
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2017 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2016 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2015 (Total: 5)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação (PUCRS. Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2014 (Total: 4)
  • Revisor de periódico 'Revista de Educação Publica (UFMT)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
  • Revisor de periódico 'Revista Eletrônica de Educação - Reveduc'
    2013 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'
    2012 (Total: 2)
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (Online)'
  • Revisor de periódico 'Revista Educação Especial (UFSM)'

Produção Artística

    1997 (Total: 1)
  • Membro do Grupo de Teatro O Tau do Claun

Orientações Concluídas

    2024 (Total: 1)
  • O Documentar na Educação Infantil: Uma Revisão Integrativa da Literatura Específica
    2023 (Total: 3)
  • (Pós) Ensino Remoto: os recursos tecnológicos digitais nos processos de escolarização
  • Desafios da Inclusão na sala de aula comum: práticas de ensino colaborativo em uma escola da Rede Municipal Santa Maria
  • O Desenho Universal para a Aprendizagem: uma abordagem no retorno ao ensino presencial durante a pandemia da Covid-19
    2022 (Total: 1)
  • Aprendizagem Docente em Tempos de Pandemia: a produção de Práticas Pedagógicas em Educação Especial
    2021 (Total: 2)
  • Atendimento Educacional Especializado na Educação Superior: ações do Núcleo de Acessibilidade da UFSM
  • Produção diagnóstica no contexto escolar: um olhar para a medicalização na educação
    2020 (Total: 1)
  • Era uma vez o ateliê: uma travessia pelos contos infantis
    2019 (Total: 4)
  • Ação formativa e aprendizagem: tecendo novas possibilidades para as práticas pedagógicas
  • Desempenho escolar em uma escola no campo: contingentes do fracasso escolar
  • Formação Inicial e educação inclusiva: um olhar para cursos de licenciatura
  • O advento da escrita em crianças com entraves estruturais na constituição psíquica: articulações entre educação especial e psicanálise
    2018 (Total: 1)
  • Acessibilidade curricular: refletindo sobre conceitos e o trabalho pedagógico
    2017 (Total: 5)
  • A Educação Especial na educação no campo na rede municipal de ensino de Santa Maria-RS
  • Avaliação em larga escala: participação do público-alvo da educação especial
  • Desempenho acadêmico no ensino superior: uma análise contextual
  • Prática Pedagógica em Educação Especial: efeitos do ensino colaborativo para a formação inicial
  • Práticas pedagógicas no ensino fundamental: um estudo de caso numa turma de 6º ano
    2016 (Total: 2)
  • Classes Especiais: espaços pedagógicos especializados em tempos de inclusão escolar
  • Das Políticas de Inclusão Escolar à atuação do profissional de apoio/monitor
    2024 (Total: 1)
  • Patologização do aprender: percepções docente sobre a aprendizagem e suas dificuldades no pós-pandemia
    2023 (Total: 3)
  • Educação Especial e ação docente compartilhada: movimentos, tendências e desafios
  • Identificação, avaliação e percurso escolar de estudantes com deficiência intelectual na Rede Municipal de Ensino de Manaus
  • Práticas pedagógicas e acessibilidade curricular nos anos finais do ensino fundamental
    2022 (Total: 2)
  • Práticas pedagógicas articuladas entre ensino comum e educação especial: possibilidades de acesso ao currículo
  • Trajetórias de Vida: os processos formativos dos alunos público-alvo da educação especial no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
    2024 (Total: 1)
  • Deficiência Intelectual e Língua Portuguesa: Discussões sobre a prática de ensino,
    2023 (Total: 1)
  • As emoções e sua influência na aprendizagem: em meio a pandemia e seus impactos no desenvolvimento da criança
    2022 (Total: 3)
  • Educação baseada em evidências: contribuições para compreender e redimensionar os processos de aquisição da leitura e da escrita pós-pandemia
  • O Impacto do Diagnóstico de TDAH no Processo de Escolarização dos Estudantes dos Anos Iniciais: uma revisão sistemática
  • Os impactos do isolamento físico e social na aprendizagem e em questões comportamentais de estudantes dos anos iniciais.
    2018 (Total: 2)
  • Práticas Pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
  • Reflexões sobre a presença do profissional de apoio/monitor na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS.
    2015 (Total: 4)
  • Atuação do profissional de apoio/monitor no contexto da rede municipal de ensino de Santa Maria.
  • Censo escolar e deficiência intelectual: critérios para a inserção de alunos sem diagnóstico clínico.
  • Fracasso escolar e processos de não-aprendizagem:efeitos na produção diagnóstica
  • Tessituras entre o ensino colaborativo e a alfabetização: relações possíveis
    2014 (Total: 6)
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE): que serviço é esse no contexto escolar?
  • Experiências de inclusão escolar: um olhar sobre o município de Silveira Martins
  • Práticas pedagógicas inclusivas: uma pesquisa bibliográfica no âmbito da educação matemática
  • Profissional de Apoio/Monitor da Educação Especial na rede municipal de ensino de Sana Maria
  • Reflexões acerca do professor da educação especial no contexto atual
  • Relações entre Educação Especial e Educação Infantil: mapeando configurações
    2013 (Total: 5)
  • Aprender brincando a brincar aprendendo? O lúdico como instrumento facilitador na aquisição da LIBRAS.
  • Conhecendo o perfil doa alunos da Educação Especial na Educação Infantil no contexto da rede municipal de ensino
  • Construindo possibilidades de comunicação alternativa
  • Deficiência Intelectual: do que estamos falando?
  • É tempo de inclusão escolar! Mas o que é isso? As concepções dos professores de uma escola da rede particular de ensino da cidade de Santa Maria
    2008 (Total: 12)
  • A inclusão do aluno com deficiência mental
  • A Inclusão de Crianças com Necessidades Educacionais Especiais na Educação Infantil
  • A Nova Política Nacional da Educação Especial Vista sob o Olhar dos Professores da APAE de Santa Cruz do Sul
  • Alunos com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade
  • Comportamento Infantil
  • Dificuldade de aprendizagem e hiperatividade
  • Inclusão escolar: um estudo sobre o processo educacional inclusivo nas escolas da Rede Municipal de ensino de Lajeado
  • Inclusão na Educação Infantil
  • O Brincar
  • O processo de inclusão na perspectiva do professor
  • Relação família e escola no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem por transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - Um estudo de caso
  • Um Novo Olhar para a Educação Especial
    2007 (Total: 4)
  • A Inclusão de Alunos com Deficiência na Perspectiva da Família
  • A Visão dos Professores sobra a Dificuldade de Aprendizagem
  • Agressão no Contexto Escolar
  • educação Especial: O Direito à Diferença