Roselene Moreira Gomes Pommer

Produção Bibliográfica

    2018 (Total: 1)
  • IX Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras - Caderno de Resumos (IX Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras - Caderno de Resumos)
    2022 (Total: 2)
  • doi ISSN História dos cursos de Gastronomia no contexto da Educação Profissional e Tecnológica Brasileira (REVISTA CENÁRIO)
  • doi ISSN TRABALHO INTERDISCIPLINAR DURANTE A PANDEMIA ?REFLEXÕES SOBRE A AÇÃO PEDAGÓGICA ?FOI MEMORÁVEL: NOSSAS VIVÊNCIAS NO CTISM? (Revista Latino-Americana de História)
    2021 (Total: 4)
  • doi ISSN A produção de portfólios digitais como técnica para a compreensão da história humana (ROTEIRO (UNOESC))
  • ISSN Educação antirracista na formação de trabalhadores: as possibilidades apresentadas pelos Ciclos de Estudos sobre história e culturas Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas (REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA)
  • doi ISSN Relações étnico-raciais, direitos humanos e ações afirmativas (InterSaberes Revista Científica)
  • doi ISSN VIDA DE MARIA EM TERRAS DE MARIANO: MARIA, A PRIMEIRA MULHER NEGRA A CONCLUIR O PROEJA NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (CTISM). (REVISTA TRANSVERSOS)
    2020 (Total: 1)
  • doi ISSN Os Desafios e Potencialidades da (auto) formação Docente (REVISTA LABOR)
    2019 (Total: 3)
  • doi ISSN O JOGO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA (RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade)
  • doi ISSN REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A ALIMENTAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS (RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade)
  • ISSN SABERES DOCENTES: REFLEXÕES SOBRE AS TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS (REDIN)
    2018 (Total: 2)
  • doi ISSN Formação de Jovens e Adultos trabalhadores no sistema educacional brasileiro: percursos da EPT e da EJA (CRÍTICA EDUCATIVA)
  • doi ISSN VIRTUAL MEMORY OF SÃO JOÃO DO POLÊSINE: TECHNIQUE, HISTORY AND TEACHING INTERACTIONS (Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura)
    2016 (Total: 2)
  • ISSN O ensino de História no Proeja: reflexões sobre a prática docente com alunos trabalhadores (Revista Eletrônica Métis. História e Cultura.UCS)
  • ISSN Pibid História/UFSM: possibilidades para uma educação intercultural (MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA)
    2015 (Total: 6)
  • ISSN Apropriação de referenciais históricos para a educação patrimonial em São José do Polêsine (Revista do Lhiste)
  • ISSN Educação profissional e tecnológica em um Brasil em transformação: compreensões históricas (Revista do Lhiste)
  • ISSN O ENSINO DE HISTÓRIA NO PROEJA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS TRABALHADORES (Revista do Lhiste)
  • ISSN O impacto da lei de cotas na Universidade Federal de Santa Maria (Revista do Lhiste)
  • ISSN O IMPACTO DA LEI DE COTAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (Seminário Políticas Públicas e Ações Afirmativas)
  • ISSN PIBID de História/UFSM Algumas Reflexões (REVISTA DO LHISTE)
    2014 (Total: 1)
  • ISSN A Relevância dos saberes históricos para cursos técnicos integrados (Revista FIPED)
    2013 (Total: 2)
  • ISSN A Organização Curricular e a Construção de Conhecimentos Históricos em Cursos Técnicos Integrados (Revista Latino-Americana de História)
  • ISSN Consciência Histórica e Consciência de Classe: a relevância dos conhecimentos de história para alunos trabalhadores (Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura)
    2012 (Total: 1)
  • doi ISSN Memorial Virtual do CTISM: a reelaboração mnemônica através do Ciberespaço (Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura)
    2003 (Total: 1)
  • ISSN Aspectos Gerais do Espaço Guarani ao Longo da Bacia do Uruguai (Revista Pensar)
    2022 (Total: 1)
  • A INSERÇÃO DE ESTUDANTES NEGRAS/OS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO CTISM: REFLEXÕES INICIAIS (O que faz o Ensino de História na luta antirracista?)
    2020 (Total: 2)
  • doi APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE OS HÁBITOS ALIMENTARES (Amplamente: Sociedade e Conhecimento)
  • doi EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: APONTAMENTOS PARA REFLEXÕES DOCENTES (Formação docente e Práxis na Educação Profissional e Tecnológica)
    2019 (Total: 1)
  • doi O CONTEXTO HISTÓRICO DE EXPANSÃO DO CTISM: REFLEXÕES INICIAIS (Educação: Uma Nova Agenda para a Emancipação 2)
    2018 (Total: 4)
  • Conhecimento Histórico e Ensino Integrado na EJA (Interfaces da Educação Superior e Profissional: saberes e fazeres)
  • Negros e Negras na História de Santa Maria: relato de experiência pedagógica a partir de narrativas auto biográficas (Interfaces da Educação Superior e Profissional: saberes e fazeres)
  • Reflexões sobre a experiência do PIBID/História na E.B.E. Dr. Paulo Devanier Lauda (Iniciação à Docência: entre projetos, experiências e vivências do PIBID História/UFSM)
  • Reflexões sobre o PIBID/História na E.B.E. Dr. Paulo Devanier Lauda (Iniciação à Docência: entre projetos, experiências e vivências do PIBID História/UFSM)
    2017 (Total: 2)
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ERA DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL: O CASO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (Educação Profissional em Destaque: filosofia em diálogos com outros saberes)
  • AS RELAÇÕES DE PODER E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Interdisciplinaridade nas Ciências Humanas: caminhos da pesquisa contemporânea)
    2016 (Total: 1)
  • Missioneirismo: breve histórico da busca de uma identidade regional (Missões: reflexões e questionamentos)
    2014 (Total: 4)
  • "Quando eu Cheguei Aqui eu não Sabia Nada ... Hoje eu sou mais que Vencedor": o passado e o futuro redimensionados nas experiências da turma 338/2010, do PROEJA/CTISM (PROEJA: desafios e possibilidades na educação profissional)
  • A Relevância dos Conhecimentos de História para a Formação Técnica: noções de consciência histórica entre alunos do PROEJA (PROEJA: desafios e possibilidades na educação profissional)
  • As Influências do PROEJA na Busca pela Inclusão Sociolaboral (PROEJA: desafios e possibilidades na educação profissional)
  • Reflexões sobre a produção cultural brasileira (Anais do V Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras.)
    2013 (Total: 1)
  • Ensino e Pesquisa: a revisão do paradigma do preconceito e a construção de conhecimentos sobre cultura afro-brasileira (Produzindo Conhecimentos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras)
    2012 (Total: 2)
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional (História, Regiões e Fronteira)
  • O Processo Histórico de Instalação do CTISM: a produção de uma identidade pedagógica (Nova História de Santa Maria)
    2008 (Total: 1)
  • A Redução de San Nicolás à luz das representações discursivas dos Inventários de Cardiel e Zavala (Bens e Riquezas das Missões)
    2003 (Total: 1)
  • São Nicolau
    2009 (Total: 1)
  • Missioneirismo - história da produção de uma identidade regional
    2019 (Total: 1)
  • X Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras
    2018 (Total: 1)
  • IX Ciclo de Estudos Sobre História e Culturas Afro-Brasileiras - Caderno de Resumos
    2017 (Total: 1)
  • VIII Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras
    2016 (Total: 1)
  • VII Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras - Caderno de Resumos
    2014 (Total: 2)
  • Caderno de Resumos de Trabalhos do V Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras
  • III Café Literário PROEJA/CTISM
    2018 (Total: 1)
  • Iniciação à Docência: entre projetos, experiências e vivências do PIBID/História UFSM
    2013 (Total: 2)
  • II Café Literário do PROEJA - CTISM: Caderno de Resenhas
  • Produzindo Conhecimentos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras
    2018 (Total: 1)
  • Iniciação à docência: entre projetos, experiências e vivências do PIBID História/UFSM
    2015 (Total: 1)
  • História do São João do Polêsine desde o início de sua colonização até o ano de 1936, escrita pelo Professor Antônio Ceretta
    2014 (Total: 1)
  • PROEJA: desafios e possibilidades na educação profissional
    2017 (Total: 1)
  • VIII Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras (VIII Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras)
    2013 (Total: 1)
  • A Reelaboração Mnemônica através do Ciberespaço (A Razão)
    2004 (Total: 2)
  • 31 de Março:Contextualização e Consequências do Golpe. (Diário Missioneiro)
  • Getúlio Vargas: Rápida abordagem da produção do mito nacional (A Notícia)
    2008 (Total: 1)
  • ISSN Missioneirismo: a produção de uma identidade regional (Revista Presença)
    2007 (Total: 1)
  • ISSN O Povo de São Nicolau a partir do Inventário de Zavala (Revista Presença)
    2020 (Total: 6)
  • AS TÉCNICAS ALIMENTARES NO PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO (Humanidades Digitais)
  • Gastronomia: desafios e expectativas para novos cursos tecnólogos (Interfaces en Palermo VII. Congreso para Docentes, Directivos, Profesionales e Instituciones de Nivel Medio y Superior)
  • Negros e negras na ciência: um estudo de caso do Ciclo de Estudos Afro-brasileiros do ano de 2018, no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria-RS (VI Edición Congreso de Tendencias Escénicas)
  • O ALIMENTO COMO FATOR SOCIOCULTURAL: REFLEXÕES ACERCA DO CONSUMO DE CARNE (Salão do Conhecimento - XXV Jornada de Pesquisa)
  • Ressignificando os alimentos: reflexões sobre práticas pedagógicas (VI Edición Congreso de Tendencias Escénicas)
  • Sala de aula tradicional versus sala de aula invertida (VI Edición Congreso de Tendencias Escénicas)
    2019 (Total: 4)
  • A Educação Profissional no Campo da Politecnia (Congresso Internacional de Educação)
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/03: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (Congresso Internacional de Educação)
  • A PERCEPÇÃO ACERCA DA CATEGORIA DE TRABALHO PRESENTE NA HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO BRASILEIRO: REFLEXÕES INICIAIS (Salão do Conhecimento)
  • REFLEXÕES INICIAIS SOBRE CONCEPÇÕES SÓCIO ALIMENTARES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA GASTRONOMIA (Salão do Conhecimento 2019)
    2018 (Total: 3)
  • A ALIMENTAÇÃO E AS CLASSES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DIALÉTICA (Compartilhando Saberes UFSM)
  • O ACESSO E A PERMANÊNCIA DOS(AS) ESTUDANTES PRETOS(AS) E PARDOS(AS) NO CTISM (Seminário de Iniciação Científica - Ciências Humanas)
  • O CONTEXTO HISTÓRICO DE EXPANSÃO DO CTISM: REFLEXÕES INICIAIS (Compartilhando Saberes UFSM/2018)
    2017 (Total: 6)
  • A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ERA DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL: O CASO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação)
  • CICLO DE ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA (Salão do Conhecimento 2017)
  • Negros e Negras na História de Santa Maria: uma experiência pedagógica a partir de narrativas (auto)biográficas (I Congresso Internacional de Memória e Educação: narrativas (auto)biográficas)
  • O CONTEXTO HISTÓRICO DE FUNDAÇÃO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA: REFLEXÕES INICIAIS (Salão do Conhecimento 2017)
  • PROEJA: CONSTITUIÇÃO, POSSIBILIDADES E DESAFIOS (22º Encontro Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação)
  • Relatos sobre o ensino de história no PROEJA: experiência docente na região central do RS (I Congresso Internacional de Memória e Educação)
    2016 (Total: 4)
  • Ensino Médio Integrado a Educação Profissional e Tecnológica: desafios da EJA (II Congresso de Estudos Históricos Latino-americanos)
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRIMEIROS APONTAMENTOS (XIII Encontro Estadual de História - ANPUH-RS)
  • O Estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira com Estudantes do CTISM (VII Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras)
  • Reflexões sobre o Processo de Emancipação de São Miguel das Missões (2º ENCONTRO MISSIONEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CULTURA.)
    2015 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UM BRASIL EM TRANSFORMAÇÃO: COMPREENSÕES HISTÓRICAS (XII Seminário de Estudos Históricos - Profissão, Professor: desafios no ensino de história)
  • ENSINO DE HISTÓRIA NO PROEJA: DESAFIOS PARA O ENSINO INTEGRADO PELO VIÉS DA POLITECNIA (XII Seminário de Estudos Históricos)
    2012 (Total: 4)
  • Ações Didatico-Pedagógicas no âmbito da Valorização da Diversidade Cultural Brasileira nos Cursos Técnicos Integrados do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. (Seminário da ANPAE Região Sul - Gestão e Políticas Públicas de Educação: Desafios Atuais)
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional (3ª Reunião do Comitê Acadêmico Grupo Montevidéo)
  • O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no contexto da chamada ?redemocratização? do Brasil. (XI Encontro Estadual de História - História, Memória e Patrimônio)
  • O COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA NO CONTEXTO DA CHAMADA REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (XI Encontro Estadual de História - História, Memória e Patrimônio)
    2011 (Total: 3)
  • As experiências pedagógicas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no contexto do (IV Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade)
  • As experiências pedagógicas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no período de 1970 à 1985 (I Seminário Internacional de História do Tempo Presente)
  • O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) no contexto do (XV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE: Educação e Ciência na Era Digital)
    2010 (Total: 3)
  • "Quando eu cheguei aqui eu não sabia nada (...) Hoje sou mais que vencedor":O passado e o futuro redimensionados nas experiências da turma 338 do Proeja CTISM (Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em Proeja)
  • O Missioneirismo da Terra dos Presidentes (XIII Jornadas Internacionais de Missões Jesuíticas)
  • O Processo Histórico de Instalação do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (X Encontro Estadual de História)
    2009 (Total: 1)
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional (Fórum Internacional Integrado de Cidadania)
    2008 (Total: 1)
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional (XII Jornadas Internacionales de Misiones Jesuíticas)
    2019 (Total: 5)
  • Expectativas e Desafios nos Cursos de Gastronomia (Interfaces 07)
  • Negros e Negras nas Ciências: um estudo de caso do Ciclo de Estudos Afro-Brasileiros do ano de 2018, no CTISMHistória de Santa Maria: relatos de experiências pedagógicas com estudantes de cursos técnicos integrados (Interfaces 07)
  • O JOGO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA (Interfaces 07)
  • Ressignificando o Alimento: um estudo de caso com professores (Interfaces 07)
  • Sala de aula tradicional versus sala de aula invertida (filipped Clasroom) (Interfaces 07)
    2018 (Total: 2)
  • O JOGO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA (III Congresso Latino Americano de Estudos Humanísticos)
  • REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A ALIMENTAÇÃO DAS CLASSES SOCIAIS (III Congresso Latino Americano de Estudos Humanísticos)
    2017 (Total: 4)
  • As Relações de Poder e as Questões de Gênero na Educação Profissional e Tecnológica (I Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências Humanas)
  • Memorial virtual de São João do Polêsine: interação entre técnica, história, pesquisa e ensino. (I Encontro Internacional de Pesquisas em Ciências Humanas)
  • NEGROS E NEGRAS NA HISTÓRIA DE SANTA MARIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA A PARTIR DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS (I Congresso Internacional de Memória e Educação)
  • RELATOS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NO PROEJA: EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL/BRASIL (I Congresso Internacional de Memória e Educação)
    2016 (Total: 1)
  • A Educação Profissional no Contexto de Implementação das Políticas Neoliberais: o caso do colégio técnico industrial de Santa Maria (Congresso Internacional de História: poder, cultura e fronteiras)
    2015 (Total: 1)
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E NEOLIBERALISMO: O (O) CASO DO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (XII Seminário de Estudos Históricos)
    2014 (Total: 2)
  • A Educação Profissional na Nova República: o caso do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (XII Encontro Estadual de História - ANPUH/RS)
  • O Currículo de História para Cursos Técnicos Integrados: uma nova concepção de ensino (XX Jornada de Ensino de História e Educação: 20 anos de pesquisa em ensino de história)
    2013 (Total: 2)
  • Consciência Histórica e Consciência de Classe: a relevância dos conhecimentos de história para alunos trabalhadores (IV Reunión del Comité Académico)
  • História e Sexualidade: para além dos padrões heteronormativos (II Encontro Nacional de PIBID/UNISC)
    2012 (Total: 2)
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional (3ª Reunião do Comitê Acadêmico Grupo Montevidéo)
  • O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no Contexto da Chamada 'Redemocratização' do Brasil (XI Encontro Estadual de História - História, Memória e Patrimônio)
    2010 (Total: 3)
  • "Quando eu cheguei aqui eu não sabia nada (...) Hoje sou mais que vencedor": O passado e o futuro redimensionados nas experiências da turma 338 do PROEJA/CTISM (Fórum Estadual de Pesquisas e Experiências em Proeja)
  • O Missioneirismo da Terra dos Presidentes (XIII Jornadas Internacionais de Missões Jesuíticas)
  • O Processo Histórico de Instalação do CTISM/UFSM (X Encontro Estadual de História - ANPUH/RS)
    2008 (Total: 1)
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional (XII Jornadas Internacionales de Misiones Jesuíticas)
    2007 (Total: 1)
  • Missioneirismo: supostos para a produção de uma identidade regional (XII jornada de pesquisa da Unijuí)
    2006 (Total: 1)
  • A produção de uma tradição identitária: o missioneirismo em São Luiz Gonzaga (XI Jornada de pesquisa da Unijuí)
    2005 (Total: 2)
  • As Fronteiras Hispânicas à Leste do rio Uruguai: O Caso das Reduções Jesuítico-Guaraní (II Congresso Sul-Americano de História)
  • Os Espaços Reducionais Construídos: O Caso de San Lourenzo Mártír (3ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão)
    2004 (Total: 1)
  • O Espaço enquanto documento: Uma proposta de aproximação teórica entre a História e a Geografia (IX Jornada de Pesquisa)
    2003 (Total: 1)
  • Da Construção À Desconstrução do espaço Reducional: O Caso de San Nicolás (2ª Jornada de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão)
    2002 (Total: 1)
  • Da Construção à Desconstrução do Espaço Reducional: O Caso de San Nicolás (IX Jornadas Internacionais sobre as missões Jesuíticas)
    2020 (Total: 2)
  • AS TÉCNICAS ALIMENTARES NO PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO (Humanidades Digitais)
  • EDUCAÇÃO ÉTNICO RACIAL NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES: AS POSSIBILIDADES APRESENTADAS PELOS CICLOS DE ESTUDOS SOBRE HISTÓRIAS E CULTURAS AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA (Salão do Conhecimento - XXVIII Seminário de Iniciação Científica)
    2019 (Total: 2)
  • CICLO DE ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFROBRASILEIRAS E INDÍGENAS: 10 ANOS PROMOVENDO A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (Salão do Conhecimento)
  • O CONTEXTO E AS CONTRADIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES (Salão do Conhecimento 2019)
    2017 (Total: 1)
  • POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO CIDADÃ PARA JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES: O PROEJA (I ENCONTRO INTERNACIONAL DA REDE ESCOLA PÚBLICA E UNIVERSIDADE REFORMAS DE ENSINO E MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E AMÉRICA LATINA)
    2014 (Total: 1)
  • As Peripécias de Chananeco (III Café Literário PROEJA/CTISM)
    2011 (Total: 1)
  • As experiências pedagógicas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no contexto do milagre econômico brasileiro (26ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM)
    2009 (Total: 1)
  • As Particularidades dos Espaços Reducionais: uma questão metodológica (XIV Jornada de Pesquisa- Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade)
    2008 (Total: 1)
  • Getúlio Vargas: a transformação do ídolo em mito (XIII Jornada de Pesquisa)

Produção Técnica

    2018 (Total: 1)
  • Iniciação à Docência: entre projetos, experiências e vivências do PIBID/História UFSM
    2016 (Total: 1)
  • Memorial Virtual de São João do Polêsine: integração entre técnica, história, pesquisa e ensino
    2012 (Total: 1)
  • Espaço Virtual de Memória do CTISM
    2018 (Total: 1)
  • Agosto Indígena
    2019 (Total: 1)
  • Concurso de Produção de Portifólios
    2017 (Total: 1)
  • VIII Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras
    2013 (Total: 1)
  • IV Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras
    2012 (Total: 2)
  • 2º Seminário Internacional de Educação Histórica: a didática da história e a produção de consciência histórica
  • II Fórum de Estudos sobre Culturas e Identidades Brasileiras
    2011 (Total: 1)
  • 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviçoes - Coordenadora de Estande
    2019 (Total: 1)
  • X Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Indígenas, Africanas e Afro-Brasileiras
    2018 (Total: 1)
  • Oficina "Agosto Indígena"
    2017 (Total: 1)
  • Semana do Estudante do CTISM
    2016 (Total: 1)
  • A Produção da Identidade e o Patrimônio Cultural em São João do Polêsine na Perspectiva da Base Nacional Comum Curricular
    2014 (Total: 1)
  • 1º Seminário de Reflexões Pedagógicas do CTISM: Ensino Integrado e Educação profissional
    2013 (Total: 1)
  • II Gincana Cultural "CTISM também é História"
    2012 (Total: 3)
  • I Ciclo de Séries de Televisão: Roma
  • I Gincana Cultural "CTISM Também é História"
  • Viagem de Estudos
    2011 (Total: 2)
  • 17º Encontro da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
  • 1º Fórum de Estudos e Pesquisas sobre Culturas e Identidades Brasileiras
    2010 (Total: 1)
  • Fórum Estadual de Pesquisas e Esperiências em Proeja
    2001 (Total: 1)
  • Seminário Regional de História: (Re) Pensando a Construção da Identidade e da História
    2019 (Total: 2)
  • Agosto Indígena
  • Concurso de Produção de Portfólios Digitais sobre os Conhecimentos Técnicos da Modernidade
    2016 (Total: 1)
  • A Produção da Identidade e o Patrimônio Cultural de São João do Polêsine na Perspectiva da Base Nacional Comum Curricular
    2001 (Total: 1)
  • Mini-curso de Ensino de História
    2019 (Total: 4)
  • A PERCEPÇÃO ACERCA DA CATEGORIA DE TRABALHO PRESENTE NA HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO BRASILEIRO: REFLEXÕES INICIAIS
  • CICLO DE ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS, AFROBRASILEIRAS E INDÍGENAS: 10 ANOS PROMOVENDO A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • O CONTEXTO E AS CONTRADIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS NA FORMAÇÃO DE TRABALHADORES
  • REFLEXÕES INICIAIS SOBRE CONCEPÇÕES SÓCIO ALIMENTARES E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA GASTRONOMIA
    2017 (Total: 11)
  • A Estrutura Curricular e Demanda Política: o caso do CTÏSM
  • As Relações de Poder e as Questões de Gênero na EPT
  • Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras: uma alternativa pedagógica
  • Ciclos de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras: uma alternativa pedagógica
  • Memorial Virtual de São João do Polêsine: Integração entre técnica, história, pesquisa e ensino
  • Negros e Negras na História de Santa Maria: relatos de experiências pedagógicas com estudantes de cursos técnicos integrados
  • Negros e Negras na História de Santa Maria: uma experiência pedagógica a partir de narrativas (auto)biográficas
  • O Conhecimento que Brotou de uma Batalha
  • O Contexto Histórico de Fundação do CTISM: reflexões iniciais
  • O RPG dos Imperadores como Recurso para o Ensino da História Antiga
  • Relatos sobre o ensino da história no PROEJA: experiência docente na região central do RS
    2016 (Total: 6)
  • A Educação profissional na era da acumulação flexível: o caso do colégio técnico industrial de Santa Maria
  • A Educação Profissional no Contexto de Implementação das Políticas Neoliberais: o caso do colégio técnico industrial de Santa Maria
  • Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: desafios da EJA
  • O Estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira com Estudantes de Cursos Técnicos Integrados do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
  • PROEJA em Perspectiva
  • PROEJA: constituição, possibilidades e dasafios
    2015 (Total: 3)
  • A Apropriação de Referenciais Históricos para a Educação Patrimonial em São João do Polêsine
  • PIBID de História: algumas considerações
  • Recursos Didáticos de Ensino da História: jogos e maquetes
    2014 (Total: 2)
  • A Relevância dos saberes Históricos para Cursos Técnicos Integrados
  • O Currículo de História para Cursos Técnicos Integrados: uma nova concepção de ensino
    2013 (Total: 9)
  • A Organização Curricular e a Construção dos Conhecimentos Históricos em Cursos Técnicos Integrados
  • Consciência Histórica e Consciência de Classe: a relevância dos conhecimentos de História para alunos trabalhadores
  • Extermínio: muito mais que zumbis na aula de história
  • História e Sexualidade: para além dos padrões heteronormativos
  • Memorial Virtual do CTISM: a reelaboração mnemônica através do ciberespaço
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional
  • Movimentos na Escola: algumas reflexões sobre o real e o possível nas oficinas e práticas do PIBID História 2009/UFSM
  • Relação Escola Comunidade: o caso da instalação do Colégio Estadual Edna May Cardoso
  • Sexualidade na Escola: História, Gênero e padrões heteronormativos
    2012 (Total: 1)
  • Memorial Virtual do CTISM: a reelaboração mnemônica através do ciberespaço
    2011 (Total: 2)
  • As experiências pedagógicas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no contexto do milagre econômico brasileiro
  • As experiências pedagógicas do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria no período de 1970 à 1985
    2010 (Total: 3)
  • "Quando eu cheguei aqui eu não sabia nada (...) hoje sou mais que vencedor": o passado e u futuro redimensionados nas experiências da turma 338 do PROEJA/CTISM
  • O Missioneirismo da Terra dos Presidentes
  • O Processo Histórico de Instalação do CTISM/UFSM
    2009 (Total: 2)
  • As Particularidades dos Espaços Reducionais: uma questão metodológica
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional
    2008 (Total: 1)
  • Missioneirismo: a produção de uma identidade regional
    2004 (Total: 1)
  • O Espaço enquanto Documento: Uma Proposta de Aproximação teórica entre a História e a Geografia
    2003 (Total: 2)
  • A Identidade Missioneira de São Borja e seu Resgate através da História
  • Da Construção à Desconstrução do espaço Reducional: O Caso de San Nicolás
    2002 (Total: 1)
  • Da construção à Desconstrução do espaço Reducional; O Caso de San Nicolás
    2017 (Total: 1)
  • Os Povos Originários do RS
    2014 (Total: 1)
  • A Organização Curricular e a Construção de Conhecimentos em Cursos Técnicos Integrados
    2013 (Total: 1)
  • Programa de Iniciação à Docência - PIBID e o ensino de História
    2009 (Total: 1)
  • A Construção da Identidade Missioneira
    2008 (Total: 1)
  • A História e o Meio Ambiente no Contexto Missioneiro
    2005 (Total: 2)
  • O Guaraní Pré-jesuítico
  • O Tekohá: O espaço cultural do guarani pré-jesuítico
    2004 (Total: 1)
  • Situação reducional do RS
    2003 (Total: 3)
  • As Interfaces das Ciências Sociais no Currículo Escolar
  • Da Constarução à desconstrução do espaço reducional: O caso de San Nicolás
  • História Reducional de São Nicolau
    2002 (Total: 1)
  • Da Cosntrução à Desconstrução do espaço reducional: O caso de San Nicolás
    2001 (Total: 1)
  • O Espaço Regional na Construção da Identidade Cultural Guarani
    2021 (Total: 1)
  • X CEHCAABI: o Compartilhamento de Experiências Antirracistas
    2019 (Total: 1)
  • A Educação Profissional do Campo e a Politecnia
    2005 (Total: 2)
  • Fonteiras Hispânicas à leste do rio Uruguai: O caso das reduções jesuítico-guaraní
  • Os espaços reducionais construídos: O caso de San Lourenzo Martír
    2007 (Total: 1)
  • Missioneirismo: supostos para a produção de uma identidade regional
    2006 (Total: 1)
  • A Produção de uma tradição identitária - o missioneirismo de São Luiz Gonzaga
    2002 (Total: 1)
  • Caminhos e descaminhos do ensino de História no terceiro milênio
    2015 (Total: 1)
  • Educação Profissional e Neoliberalismo: o (o)caso do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
    2004 (Total: 1)
  • A Era Vargas:O Mito e a História
    2012 (Total: 1)
  • Espaço Virtual de Memória do CTISM
    2019 (Total: 2)
  • Avaliação regional do Plano de expansão da Rede Federal de ensino segundo indicadores de desempenho
  • O ensino de história e o PIBID História UFC: práticas docentes a partir da história pública
    2018 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura'
    2016 (Total: 1)
  • Revisor de periódico 'Cadernos de História (UFOP. Mariana)'

Produção Artística

Não informado

Orientações Concluídas

    2021 (Total: 1)
  • Para o que formamos? Considerações sócio alimentares do curso superior de tecnologia em gastronomia da UNISC
    2019 (Total: 2)
  • AÇÕES AFIRMATIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: NEGROS E NEGRAS NO COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA
  • ESCOLA MUNICIPAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS E ADULTOS EM SANTA MARIA - RS
    2017 (Total: 2)
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UM BRASIL EM TRANSFORMAÇÃO: COMPREENSÕES HISTÓRICAS
  • ENSINO DE HISTÓRIA NO PROEJA: DESAFIOS PARA O ENSINO INTEGRADO PELO VIÉS DA POLITECNIA
    2017 (Total: 2)
  • Reflexões sobre o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori
  • Reflexões sobre o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de História
    2015 (Total: 2)
  • Barganhando com o Passado: reflexões sobre o processo de emancipação de São Miguel das Missões
  • Os Manuscritos do pro Antonio Ceretta: documentos e/ou monumentos
    2014 (Total: 3)
  • A Relação Escola e Comunidade: o caso da instalação do Colégio Estadual Profª Edna May cardoso
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUMAS REFLEXÕES
  • Perfil sociocultural de alunos de cursos pré-vestibulares da região centro-este do RS
    2013 (Total: 3)
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUMAS REFLEXÕES
  • Perfil sociocultural de alunos de cursos pré-vestibulares da região centro-este do RS
  • Relação Escola e Comunidade: O caso da instalação do Colégio Estadual Edna May Cardoso
    2008 (Total: 27)
  • A APAE de Santo Antônio das Missões
  • A Comunidade do Rincão do Ivaí na Perspectiva de seus Primeiros Moradores
  • A Criação do Ensino Superior em São Luiz Gonzaga
  • A Emancipação de Capão do Cipó
  • A Fundação da EEEM Padre João Baptista Réus S.J.
  • A Implantação do Ensino Médio na Escola São Luiz
  • A Luta da Mulher Trabalhadora Rural em Santo Antônio das Missões
  • A Organização Fundiária da Localidade do Manoã
  • A Presença dos Apelidos na Constituição da Identidade do Município de Bossoroca
  • A Produção do Álcool Combustível em Porto Xavier: da Alpox a Coopercana
  • A Realidade Local do Idoso: Reflexões sobre o Papel Social do Lar do Idoso São Vicente de Paula
  • A Transferência da Sede da Prefeitura de Santa Rosa
  • As Produtoras de Bolachas de Santa Inês
  • Conhecendo o nosso Chão: a história de Vila Pratos
  • Destilaria de Álcool em Dezesseis de Novembro
  • Dezesseis de Novembro: 20 anos de emancipação
  • História do grupo de Escoteiros em Panambi
  • Histórico da Comunidade de João de Castilhos
  • Histórico da Comunidade de São Gerônimo
  • Histórico da Criação da Vila Malvina
  • Histórico da EEEM Achilino de Santis
  • O Ensino Médio em Dezesseis de Novembro
  • O Jornal a Notícia na Perspectiva do Regime Militar
  • O Modelo de Tupandi
  • O Museu Senador Pinheiro Machado
  • Os Monumentos Históricos de São Nicolau
  • Principais Mudanças Ocorridas na Linha São Cralos, Porto Xavier/RS em função do Êxodo Rural
    2007 (Total: 7)
  • A Coluna Prestes em São Luiz Gonzaga
  • A História do Porto Internacional de Porto Xavier
  • A Religiosidade Presente nas Comunidades de Descendência Alemã
  • A Representação Religiosa Presente na Escultura Barroco Missioneira
  • O Preconceito racial em sala de Aula: uma herança histórica
  • O Viés Populista dos Discursos de Getúlio Vargas
  • Sepé Tiaraju